Search
Close this search box.

Capacitações trazem novas oportunidades de trabalho para moradores da região oeste

Compartilhe

Capacitações trazem novas oportunidades de trabalho para moradores da região oeste


Em 2021, programas e projetos realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicatos Rurais beneficiaram comunidades na Regional de Campo Novo do Parecis. As ações da instituição resultaram na qualificação e inserção no mercado de trabalho de mais de 100 jovens, acompanhamento técnico e gerencial para mais de 150 produtores rurais, atendimentos de saúde e serviços para cerca de mil pessoas em comunidades rurais e indígenas.

Além disso, cerca de 100 crianças foram atendidas pelo Programa de Equoterapia e mais de 500 com a edição do Cine Senar. A classificadora de grãos, Graciete dos Santos, foi uma das pessoas que teve a vida transformada. Ela era auxiliar de limpeza e mudou de área após um curso ofertado pelo Senar-MT e Sindicato Rural. “Eu pude absorver conhecimentos práticos e teóricos. O curso de classificação de produtos de origem vegetal foi essencial para eu mudar de profissão e hoje eu atuo nessa área”, destaca.

Segundo o supervisor da Regional, Rodrigo Garcia, há diversos trabalhos sendo executados. “Temos três projetos de equoterapia em andamento, realizamos Mutirão Rural em Campo Novo, Sapezal e Diamantino. Temos turmas de Aprendizagem Técnica em andamento e seis frentes de trabalho de ATeG em Tangará. A sétima frente será em São José do Rio Claro e terá início este mês”, afirma.

A expectativa é realizar mais de 1.500 ações educacionais na região em 2022. Além disso, estão previstos o início das obras do Centro de Treinamento (CT) de Sapezal, a conclusão do Centro de Excelência em Tangará e a abertura de três novas frentes da ATeG em outros 4 municípios.

Regionais – O Senar-MT conta com o apoio de dez Regionais, a fim de organizar a demanda e ser um elo entre a sede localizada e os Sindicatos Rurais. Cada Regional possui um supervisor que é responsável por dar suporte aos municípios e conhecer as necessidades de cada região.

A Regional de Campo Novo do Parecis é composta pelos Sindicatos Rurais de: Arenápolis, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Diamantino, Nova Marilândia, Nova Maringá, São José do Rio Claro, Sapezal e Tangará da Serra. Além dessas cidades, os Sindicatos estendem o atendimento a Alto Paraguai, Nortelândia e Nova Olímpia.

De acordo com o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia, as Regionais são primordiais para o acompanhamento das localidades. “As Regionais são um braço do Senar-MT que nos ajudam a acompanhar cada parte desse nosso estado grandioso e cheio de particularidades”, afirma.

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE