Search
Close this search box.

CNA debate importância da conectividade no campo

Compartilhe

CNA debate importância da conectividade no campo


Brasília (02/06/2021) – O coordenador técnico do Instituto CNA, Joaci Medeiros, participou, na quarta (2), de um debate virtual sobre conectividade rural promovido pelo Ag Talks Evolution, uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil em parceria com o Canal Rural para abordar questões sobre inovação tecnológica no campo.

Dados do IBGE mostram que 72% das propriedades rurais do país (3,6 milhões) ainda estão off-line, ou seja, sem qualquer conexão com a internet. Em área, equivale a sete países da Europa. Desta forma, ressaltou, o grande desafio é superar esse gargalo. “A conectividade é o lubrificante dessa grande engrenagem chamada agronegócio”.

Medeiros explicou que hoje no meio rural há uma heterogeneidade em relação às demandas de conectividade. “Seja o pequeno, o médio ou o grande produtor, cada um tem suas necessidades. Sem falar nos jovens que hoje buscam cada vez mais informação e querem trabalhar no campo”.

CONECTIVIDADE
Foto: Wenderson Araújo

Desta forma, completou o coordenador, o Sistema CNA tem trabalhado em diversas frentes de atuação para ampliar o alcance da conectividade, como satélites, fibras, ondas de rádio, antes, internet 2G, 3G e 4G, entre outras. Ele também destacou que o leilão 5G dará muitos ganhos, mesmo que indiretos, em áreas que precisam de conexão.

Ele disse, ainda, que os cursos promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar) e da faculdade CNA tem ganhado cada vez mais adeptos durante a pandemia, o que reforça a necessidade de ampliar a conectividade no campo.

O coordenador geral de Inovação Aberta do Ministério da Agricultura, Daniel Trento, falou sobre um estudo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) que mostra a necessidade de 4.400 antenas para conseguir uma cobertura de internet de 50%. Para subir o alcance para 80% ou 90%, seriam necessárias 15.183 antenas.

Já a diretora do Departamento de Política para Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Nathalia Lobo, afirmou que a pasta trabalha em estratégias para atender a zona rural de acordo com cada necessidade e disse que a expectativa é realizar ainda em 2021 o leilão de internet 5G, mas que o governo espera uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE