CNA define ações para irrigação em 2022

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

CNA define ações para irrigação em 2022


Brasília (13/05/2022) – A Comissão Nacional de Irrigação da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na quinta (12), a primeira reunião do ano. Durante o encontro, foi apresentado o novo presidente do colegiado, David Marcelino Almeida Schmidt.

A pauta começou pela discussão do plano de ações da Comissão para 2022. Entre as principais prioridades, estão o aumento da participação dos irrigantes no Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SINGRH), questões de energia elétrica, incentivo à agricultura irrigada, atuação no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e adequação do Plano Nacional de Irrigação às atividades que utilizam a tecnologia.

O Projeto de Lei nº 4.546/2021, sobre o novo marco hídrico, foi outro tema do encontro. O diretor de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Wilson Rodrigues de Melo Júnior, abordou pontos como motivação, objetivos, metodologia, abrangência e definições do PL.

Júnior também analisou os instrumentos do Plano Nacional de Integração Hidroviária (PNIH), mudanças para a infraestrutura hídrica, serviços hídricos privados e alterações na Política Nacional de Recursos Hídricos. O diretor mostrou, ainda, dados sobre gestão de recursos hídricos, arcabouço de implementação, novas ferramentas para gerenciamento de recursos hídricos e previsão de novo instrumento, que prevê a cessão onerosa de direito de uso de recursos hídricos.

“Precisamos fazer uma análise mais detalhada da proposta e tentar colaborar. Existem pontos que nos preocupam, como a outorga onerosa dos direitos de uso dos recursos hídricos, e outros que são estruturais e dependem do Governo. Já estamos construindo uma Nota Técnica e vamos fazer propostas concretas da Comissão ao PL”, afirmou David Schmidt.

A equipe da Assessoria de Relações Institucionais da CNA falou sobre os projetos prioritários sobre irrigação e recursos hídricos que tramitam no Congresso Nacional. Foram destacados o PL 2168/2021, PL 1282/2019, PL 2294/2019, PDL 7/2019 e PL 2045/2021, que tratam de temas como obras de infraestrutura de irrigação, barramentos e represamento para irrigantes, descontos da tarifa de energia elétrica e expansão da oferta de energia elétrica.

Outro assunto da reunião foi a realização de um curso de capacitação em Recursos Hídricos e Comitês de Bacias. Segundo o presidente da Comissão, a intenção é nivelar o conhecimento entre os representantes do setor que atuam nessas discussões, de forma que eles possam estar alinhados com as principais demandas dos produtores.

O encontro também contou com a participação da assessora técnica da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Jordana Girardello; do coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias; do assessor técnico de Assuntos Fundiários da CNA, José Henrique Pereira; e do ex-presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Eduardo Veras.

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área de comentários
Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

canal no youtube

Mais recentes