CNA define sugestões para padrão oficial de classificação da soja

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

CNA define sugestões para padrão oficial de classificação da soja


Brasília (23/05/2022) – A Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na sexta (20), para definir as sugestões que serão encaminhadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em relação à revisão do padrão oficial de classificação da soja em consulta pública pela Portaria SDA nº 532/2022.

Os três principais pontos de discussão foram o teor de umidade, limites máximos de defeitos e teores de proteína e óleo. As sugestões serão apresentadas na consulta pública. O colegiado também pretende agendar uma reunião com o Ministério para esclarecer as preocupações do setor produtivo, com a participação de pesquisadores e especialistas do tema.

Além de prever mudanças nos requisitos de identidade e qualidade da oleaginosa, a portaria aborda pontos como a amostragem, o modo de apresentação e a marcação ou rotulagem. O objetivo é tornar a norma brasileira mais clara e objetiva em relação a outros países, condizente com a realidade de produção atual e, principalmente, sustentada em critérios científicos.

“É uma discussão importantíssima para nós e que não se encerra no dia 23. Precisamos entender os impactos que teremos com essas alterações e como elas afetarão os negócios com os compradores internacionais. Queremos um debate mais amplo, pensando na cadeia produtiva como um todo”, afirmou o presidente da Comissão, Ricardo Arioli.

A reunião também contou com a participação do assessor técnico da Comissão, Tiago do Santos Pereira; dos pesquisadores da Embrapa Soja, Alvadi Balbinot Junior e Marcelo Alvares de Oliveira.

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Área de comentários

canal no youtube

Mais recentes