CNA participa de reunião da Câmara Setorial da Borracha Natural

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

CNA participa de reunião da Câmara Setorial da Borracha Natural


Brasília (19/11/2021) A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (18), da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Borracha Natural, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Durante o encontro, foi discutida a utilização de Cédula de Produto Rural (CPR) Verde pelos produtores rurais e sua aplicação no setor da borracha. A CPR Verde é um instrumento de pagamento pela prestação de serviços ambientais, que o produtor deverá utilizar para a conservação florestal, de recursos hídricos, do solo e da biodiversidade.

De acordo com a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, a CPR Verde poderá ser utilizada por todos os setores do agro, inclusive o de florestas plantadas. “Atualmente há financiamentos para borracha por meio de CPR’s tradicionais, que financiam a produção de borracha. O foco das CPR’s verdes é a conservação ambiental”, disse.

Outro assunto debatido no encontro foi a importância de criar um fundo cooperativo privado para promoção, proteção e inovação da heveicultura, de forma sinérgica, envolvendo produtores, beneficiadores, indústrias de pneumáticos e fornecedores de insumos. A Embrapa Cerrados apresentou uma modelagem para seu estabelecimento.

Entre os resultados esperados desse fundo, destacam-se a geração de conhecimentos e soluções tecnológicas com inovação, a obtenção de ativos tecnológicos que façam a diferença no processo produtivo e a ampliação de competitividade.

Em seguida, a Embrapa fez uma apresentação sobre Transferência de Execução Descentralizada (TEDs), que trata de projetos de interesse de variados elos do setor agrícola, conduzidos em parceria com outros órgãos e instituições.

“Dentre as propostas, estão o possível diagnóstico socioeconômico da agroindústria de borracha natural no Brasil e a prospecção das principais rotas tecnológicas e de políticas públicas a serem adotadas para aumento de competitividade da atividade”, informou a assessora técnica da CNA.

Além disso, foi apresentada a estruturação de curso de formação de Responsáveis Técnicos para Certificação de Produção Integrada (PI Brasil) da borracha, que será realizado por meio de parceria entre o Ministério da Agricultura e instituições parceiras.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área de comentários
Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

canal no youtube

Mais recentes