CNA participa do Fórum Brasil África 2021

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

CNA participa do Fórum Brasil África 2021


Brasília (23/11/2021) – A coordenadora de Inteligência Comercial da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sueme Mori, participou, na terça (23), do Fórum Brasil África 2021, promovido pelo Instituto Brasil África.

No painel “Auxiliando os Produtores Rurais a obterem Melhores Resultados: A Experiência Brasileira”, Sueme Mori destacou o trabalho da CNA na defesa dos interesses dos produtores rurais dentro e fora do país.

“A CNA atua na preparação de pequenos e médios produtores rurais para o mercado internacional. O projeto Agro.BR, por exemplo, trabalha cadeias produtivas que não são tradicionais no comércio exterior, como mel, pescados e lácteos.  São produtos que não têm um peso grande na balança comercial, mas que são importantes para a economia e para esse grupo de produtores”, disse.

Durante a discussão, a coordenadora afirmou que a pauta exportadora de produtos agropecuários brasileiros ainda é muito concentrada. “Hoje, 33% do que a gente exporta para o mundo é soja em grão. Desse total, 70% foi pra um único país. Então precisamos fazer um trabalho de diversificação de produção, que no fim vai gerar uma diversificação dessa pauta”.

Nesse sentido, Sueme explicou que a ampliação de parceiros comerciais é extremamente importante para o Brasil. “Não há problema algum o país exportar soja. Entretanto, precisamos exportar outros produtos também”.

Com relação à imagem do Brasil mundo afora, a representante da Confederação pontuou que o perfil de grande produtor e exportador de alimentos do país é resultado de investimentos em ciência e tecnologia, além do espírito empreendedor do produtor rural, que aceitou o desafio de produzir em todo o território nacional.

Por fim, Sueme destacou a importância de o Brasil trabalhar cada vez mais em conjunto com a África na defesa de temas de interesse comuns no cenário internacional.

Participaram do debate, moderado pela jornalista Sonia Blota, o embaixador da FAO para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues, o assessor de Estratégia Internacional do diretor executivo da Embrapa, Alexandre Morais do Amaral, e o presidente da OCP Fertilizantes, Olavio Takenaka.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área de comentários
Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

canal no youtube

Mais recentes