CNA promove live sobre aspectos práticos da aposentadoria rural

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

CNA promove live sobre aspectos práticos da aposentadoria rural


Brasília (23/11/2021) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na terça (23), uma live para debater os aspectos práticos da aposentadoria rural.

O encontro foi moderado pelos assessores jurídicos da CNA, Carolina Carvalhais e Luiz Fabiano Rosa.

Participaram também a advogada, professora e diretora científica do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Jane Berwanger; e a advogada com ênfase em previdência rural e professora de pós-graduação da Verbo Jurídico, Gláucia Pinheiro Serafini.

“É um tema bastante importante para o setor, principalmente para os segurados especiais, individual ou em regime de economia familiar. Como se sabe, a previdência social passou por diversas alterações ao longo dos anos, o que desperta dúvidas sobre possíveis mudanças nas contribuições, tempo de carência, idade para aposentadoria de homens e mulheres e benefícios”, afirmou Luiz Fabiano.

A diretora científica do IBDP abordou a legislação que trata sobre previdência rural e analisou pontos como as diferenças entre produtor rural segurado especial e contribuinte individual. Jane também falou como pode ser feita a comprovação de segurado especial e a auto-declaração, além da necessidade do produtor verificar se é mais vantajoso pagar a contribuição sobre a folha de pagamento ou a produção.

Gláucia destacou quem tem direito a aposentadoria rural e explicou as quatro categorias existentes: empregado rural, empregador rural, contribuinte individual e segurado especial. A professora de pós-graduação da Verbo Jurídico apresentou, ainda, as principais diferenças no pedido administrativo e judicial da aposentadoria rural.

Conheça o Manual de Orientação das Contribuições Previdenciárias na Área Rural e do Senar

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área de comentários
Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

canal no youtube

Mais recentes