Com apoio da FAEP, Mapa realiza webinar sobre javalis

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Com apoio da FAEP, Mapa realiza webinar sobre javalis


O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai promover um webinar sobre a gestão de populações de javalis. O evento, que conta com o apoio da FAEP, será realizado nos dias 22 e 29 de outubro, às 10 horas, com apresentações de especialistas do Brasil, Espanha, Uruguai e Alemanha. O objetivo é tratar a invasão e disseminação destes animais e mitigar o risco de contato entre os asselvajados e os domésticos/comerciais.

No dia 22 de outubro, a programação reúne apresentações sobre desafios e perspectivas do manejo populacional do javali no Brasil com o zootecnista e coordenador geral de Gestão da Biodiversidade, Florestas e Recuperação Ambiental no Ibama, Rodrigo Dutra; com o engenheiro agrônomo e diretor geral da Fundação Artemisan da Espanha, Luis Fernando Villanueva; e com o médico veterinário e representante da proJAB e Associação de Controladores de Javalis de Artigas (ACJA) do Uruguai, Martin Altuna.

No dia 29 de outubro, o tema será a gestão do manejo do javali frente a crises sanitárias, como estrutura, governança e responsabilidades compartilhadas. A programação inclui a gestão do javali frente a crises sanitárias na Espanha, com o médico veterinário e chefe do serviço de área de epidemiologia do Ministério da Agricultura, Alimentação e Ambiente (Mapama), German Caceres; gestão do javali antes e durante o foco de Peste Suína Africana (PSA) na Alemanha, com o médico veterinário e chefe do grupo de trabalho One Health and Development Cooperation, Klaas Dietze, e vigilância para Peste Suína Clássica (PSC) em javalis no Brasil, com a médica veterinária e pesquisadora em sanidade animal na Embrapa Suínos e Aves, Virgínia Santiago.

O webinar é destinado a toda cadeia produtiva de suínos, produtores rurais em geral, profissionais do meio ambiente, controladores, estudantes, pesquisadores e serviço veterinário oficial. As inscrições devem ser realizadas no link: http://bit.ly/ABCS-11.

Atuação da FAEP

No início deste ano, a FAEP estruturou o Grupo de Trabalho de Javalis, com participação do Mapa, Ibama, Exército Brasileiro, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e Associação Paranaense de Suinocultores (APS). A iniciativa surgiu a partir da Comissão Técnica de Suinocultura da Federação, que convocou entidades parceiras para debater as demandas dos produtores e articular ações para o controle efetivo do javali.

Junto a isso, a FAEP também desenvolveu a cartilha “Javali: uma ameaça ao agronegócio paranaense”, em que aborda os riscos causados pela espécie em diversos âmbitos e acarretam prejuízos econômicos, ambientais e sanitários. O material completo está disponível no link: https://sistemafaep.org.br/ser…

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área de comentários
Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais recentes