Com assistência técnica, suinocultor moderniza gestão de propriedade em Itaporã
Uso de planilhas, gráficos e monitoramento de lotes foram eficientes na organização de granja.
Por meio da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, o produtor rural Argel Barbieri, do município de Itaporã, modernizou a gestão de suas granjas. Recomendações como o uso de planilhas, gráficos e monitoramentos dos lotes foram essenciais para a melhoria das finanças da propriedade. Confira no #TransformandoVidas desta semana.
Através do programa Granja Plus estamos conseguindo organizar as receitas e despesas da granja. Com as planilhas, organizamos a parte financeira, conseguimos acompanhar o andamento de cada lote; com os gráficos é possível monitorar o que aconteceu, porque um lote foi pior e outro melhor, os pontos fortes e fracos”, detalha.
Barbieri lembra que, com todo o atendimento do Senar /MS, ele implantou técnicas simples, porém eficientes, para controlar a granja, entre elas a criação de pastas específicas para cada tipo de atividade, como armazenamento de documentação, notas de compras de ração, medicamentos, licenças ambientais, análise de água. “Agora, é cada um no seu lugar, o que faltava era essa modernização da suinocultura”, avalia.
“Logo no início a gente percebeu uma grande diferença. No decorrer da atividade, entre um lote e outro, a tendência é ir melhorando, aprimorando o negócio”, acredita.
Com tantos resultados positivos, Barbieri deixa aqui um convite especial. “Sempre digo a outros produtores rurais que procurem o atendimento do Senar Mato Grosso do Sul. A equipe é ótima e repassa todas as informações fundamentais para a atividade. Indico sempre que posso”, reafirma.
A Assistência Técnica do Senar/MS é totalmente gratuita. Basta entrar em contato com o Sindicato Rural do município e obter informações.
Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Acesse nosso canal no YOUTUBE e veja outros depoimentos.
No site e redes sociais, você confere outras notícias sobre Suínos e Aves nas editorias ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’.
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu