Com curso do Senar, jovem transforma propriedade da família na Bahia
Rhámony e seus pais Eliene e Rubson Malheiro se dedicam à produção de maracujá, uva e leite
Brasília (09/12/2020) – A decisão de participar do curso de recuperação de pastagens degradadas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), na Bahia, transformou a vida da família do jovem Rhámony de Castro Malheiro, do município de Caetité.
“Meu objetivo sempre foi trabalhar com a pecuária leiteira e o Senar me proporcionou isso. Esse curso me deu ânimo para iniciar o trabalho de recuperação de uma área do nosso sítio, que era dedicado apenas à produção de maracujá”.
A capacitação ocorreu em setembro de 2018 como uma das ações do projeto ABC Cerrado, voltado para disseminar práticas de baixa emissão de carbono na agricultura.
O coordenador do ABC Cerrado, Mateus Tavares, destaca que as ações do projeto permanecem ativas nas propriedades rurais beneficiadas.
“Isso mostra que o processo é sustentável, pois foram implementadas melhorias com a utilização de tecnologias tornando a atividade atrativa economicamente. Além disso, permitiu a fixação dessa família no campo após decidir migrar da cidade para o meio rural”.
Para alcançar seu objetivo, o jovem Rhámony seguiu à risca as orientações do instrutor do Senar, João Bruno. A primeira providência foi realizar a análise de solo em uma área cedida por seus pais para que pudesse colocar em prática seus conhecimentos em agropecuária e o que aprendeu com o Senar.
Rhámony descobriu que precisava fazer a adubação específica para corrigir a acidez do solo e reposição de minerais antes de plantar o capim braquiária.
“Os primeiros resultados foram tão bons que meus pais quiseram morar no sítio. Foi aí que separei outra área de um hectare para recuperar. Segui o mesmo método e então produzimos 600 fardos de feno de 15 quilos”.
Essa área foi transformada em piquetes e vai servir para o pastejo rotacionado do rebanho.
“Primeiro me dediquei à formação da pastagem e depois compramos seis novilhas. Em janeiro de 2021 algumas vacas vão entrar em lactação e iniciaremos a produção de leite”.
Sobre o projeto – O ABC Cerrado foi uma ação conjunta do Ministério da Agricultura em parceria com o Senar, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Banco Mundial.
Ao todo foram recuperadas mais de 93 mil hectares de pastagens degradadas, área equivalente a 110 mil campos de futebol.
O Senar levou capacitação e assistência técnica e gerencial para 7,8 mil produtores rurais que adotaram tecnologias de baixa emissão de carbono na Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Tocantins e no Distrito Federal.
Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Arquivo pessoal/Rhámony Malheiro
Telefone: (61) 2109-1419