Conheça quem são os campeões da Olimpíada Rural 2020
O SENAR-PR anunciou, nesta terça-feira (8), os nomes das equipes vencedoras da Olimpíada Rural 2020, promovidas pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. A competição é disputada anualmente por estudantes integrantes dos programas Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) e Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ).
Na fase final desta edição, participaram 15 equipes formadas por cinco integrantes cada uma. A equipe Salmão, formada por Ana Paula de Barros Zendrini (da cidade de Jardim Alegre), Ana Paula dos Santos (Ortiguiera), Gabrieli Duma (Nova Tebas), Luiz Carlos da Silva dos Santos (Cidade Gaúcha) e Naiara Dalmora (Marmeleiro), ficou com o primeiro lugar. Em seguida, no segundo lugar, veio a equipe Cinza, a equipe Azul Escuro (terceiro lugar); Branco (quarto lugar) e Royal (quinta colocação). Estas equipes recebem uma premiação especial, enquanto todos os participantes das 15 equipes receberam um pendrive em forma de medalha.
Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, as provas foram adaptadas para serem realizadas de forma totalmente remota. O desafio foi adaptar estas avaliações para o ambiente digital, sem que a essência do trabalho em grupo e da liderança se perdesse no caminho. O resultado foi um processo de superação, não apenas dos estudantes, mas também dos instrutores dos programas do Sistema FAEP/SENAR-PR.
O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, enfatizou que mais de 53 mil jovens já passaram pelos programas JAA e AAJ e que 2020 foi um ano de superação para dar continuidade a essa história.
“Esta olimpíada vinha sendo realizada juntamente com o encontro anual de empreendedores e líderes rurais, no final de cada ano. Este ano, contudo, por conta da pandemia do coronavirus, foi realizada remotamente. A forma online, contudo, teve também seu ponto positivo ao mostrar aos jovens a possibilidade do uso da internet e a forma de acesso EAD, remotamente, que de agora em diante, como nos levou a pandemia, será um instrumento largamente utilizado”, previu.
Segundo a superintendente do SENAR-PR, Débora Grimm, o sucesso da competição, superando os desafios de 2020, mostra que, mesmo diante de grandes adversidades, foi possível realizar um trabalho de qualidade, que dignificou mestres e alunos.
“A Olimpíada tem o papel de instigar os jovens e também é uma oportunidade de fazê-los conhecer pessoas de outros lugares do Estado com os mesmos interesses. Sabemos da importância da rede de contatos. Em um mundo conectado, temos que estar prontos e conectados. E justamente o empenho de cada um dos envolvidos nesse ano de 2020, tão cheio de desafios, nos deu uma lição de que não importa a dificuldade, inovar é possível e uma prova de sobrevivência nos nossos tempos. Parabenizo a cada um dos jovens e instrutores envolvidos, que já estão trilhando seus caminhos de sucesso”
Etapas
A primeira etapa da Olimpíada Rural avaliou conhecimentos em português, matemática, além de questões de conhecimento técnico. Com caráter classificatório, esta etapa funcionou como um funil, pelo qual 75 alunos passaram para a segunda fase.
A prova final da competição foi um estudo de caso ligado à atividade agropecuária e à sustentabilidade. Ao longo de um mês, os alunos trocaram informações de forma online para encontrar a solução de um problema concreto. Desta forma, puderam aplicar na prática aquilo que já conheciam na teoria.