Curso do SENAR – AC promove atividade prática em silos graneleiros de Capixaba
Para integrar teoria e prática no curso de Classificação, Secagem e Armazenamento de Grãos, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – AC), os participantes do curso tiveram um dia de campo na última sexta-feira (16/07), para poder aprender ainda mais sobre a cadeia produtiva no Estado.
Em visita ao município de Capixaba, os alunos, acompanhados pela equipe do SENAR – AC e pelo instrutor do curso, Carlos Augusto Paim, puderam observar in loco as atividades nos silos graneleiros do município. Através da visita, o principal objetivo foi integrar ainda mais a teoria do curso à prática, mostrando a realidade das produções nos silos e observar de perto a utilização de secadores e fornalhas, as máquinas para limpeza, seleção de peneiras, entre outros.
“É uma turma muito aplicada, com profissionais dedicados em seus trabalhos. Está sendo uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos. Esperamos que a meta principal seja atingida, que é oportunizar os produtores a reduzir custos e maximizar a produção em suas propriedades. Pelo que observei nos últimos dias, existe uma carência de informações sobre a atividade, mas em contraponto, existem muitas oportunidades de melhora para o desenvolvimento da cadeia no Estado”, destacou o instrutor Carlos Augusto.
O curso é a primeira incursão da Regional Acreana do SENAR na temática de grãos, e segundo a gerência técnica, não será o último: “A instituição está sempre preocupada em inovar e trazer conteúdos qualitativos para os produtores rurais. Para este curso, trouxemos um instrutor do SENAR – MT, estado-referência na produção de grãos. Considerando que o Estado tem se desenvolvido muito na parte de grãos (milho e soja), estamos com planos para expandir ainda mais a oferta neste setor produtivo”, explicou a gerente técnica do SENAR – AC, Ilcilene Malini.
Para Francisco da Silva, um dos participantes do curso, a oferta foi uma oportunidade imperdível para ele, que trabalha com secagem e armazenamento de milho na BR 364, no município de Acrelândia: “O curso está sendo bom, pois nosso Estado estava necessitado de mais instruções nessa área. A cultura de grãos está crescendo muito, e estávamos com dificuldades em alguns processos, e graças ao SENAR, teremos novos conhecimentos para aplicar em nosso trabalho. É a primeira vez que participo de uma atividade do SENAR, e pelo que vi, é realmente para ajudar todos os produtores rurais a crescer e desenvolver cada vez mais”.
O curso terá encerramento neste domingo (18/07), após carga horária de 56 horas.