Curso do SENAR MINAS ajuda adolescentes em redação do ENEM

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Curso do SENAR MINAS ajuda adolescentes em redação do ENEM


O programa A Arte de Ser Adolescente ministrado pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES para jovens de Piumhi surpreendeu a todos ao dar uma “super ajuda” na redação do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, o ENEM. De acordo com a mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Piumhi, Darci Garcia de Melo, foram várias mensagens dos participantes comentando como as discussões ajudaram na hora de escrever e de lidar com a pressão e a insegurança das provas.

O tema da redação foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. A saúde mental é um dos temas abordados no treinamento, que foi ministrado pela instrutora Solange Regina Pinto Palmeira para nove jovens da zona rural no Lar São José, em parceria com o Sindicato e a Associação de proteção à maternidade, à infância e à adolescência de Piumhi (Apromip), que atende os filhos de trabalhadores rurais do município.

Curso do SENAR MINAS ajuda adolescentes em redação do ENEM
Solange (sentada, de colete), com os participantes de Piumhi

Solange conta que, no geral, o programa explica aos adolescentes as transformações típicas da idade. “Muitos adolescentes hoje sofrem de depressão, ansiedade, síndrome do pânico, distúrbios alimentares… isso ainda é um tabu e o SENAR saiu na frente ao falar disso para que eles possam se cuidar. Eles ficaram muito felizes ao ver o tema justamente porque falamos disso”.

Ester Freitas Almada Vaz Silva tem 16 anos e fez o ENEM. Ela disse que o conteúdo ajudou não só a escrever a redação, mas também a ficar mais tranquila no geral. “O curso foi sensacional e superou minhas expectativas, todo adolescente deveria fazer. Quando vi a redação eu me lembrei de tudo e isso me fortaleceu. Fez total diferença para que eu conseguisse interpretar o tema, colocar meus pensamentos no texto e me concentrar.  Sou muito grata, esse tema foi um presente por todo o nosso esforço no curso”.

A presidente da Apromip, Tatiana Almada, está encantada com o trabalho feito no A Arte de Ser Adolescente. Para ela, o curso fez toda a diferença na vida dos participantes. Ela também tem filhos que fizeram o Enem e disse que ficou emocionada com o trabalho. “Me emocionei ao ver o tema da redação e os depoimentos dos adolescentes. Estou emocionada até agora por ter contribuído para algo tão importante na vida deles. Só tenho a agradecer por essa parceria. A gente vê muita seriedade, muito comprometimento no Sistema FAEMG”.

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área de comentários
Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

canal no youtube

Mais recentes