Famato apoia campanha de boas práticas para uso de produtos veterinários em MT
Para compartilhar informação e auxiliar o produtor rural sobre a importância da saúde animal e as boas práticas agropecuárias, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) é uma das entidades parceira da “Campanha de Boas Práticas Para Uso de Produtos Veterinários em Mato Grosso”, de autoria do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). A campanha terá início nesta segunda-feira (21/02). Serão divulgados vídeos, podcasts e posts para as redes sociais.
A campanha é resultado da união de esforços do Indea-MT e das entidades parceiras como o Sistema Famato, Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Mato Grosso (SFA/MT) e a Empaer em prol do crescimento da produção pecuária e garantia da sanidade e qualidade dos produtos. A iniciativa visa proteger a saúde animal, humana e o meio ambiente, conhecida como Saúde Única.
“Vamos compartilhar conhecimento para ajudar os produtores rurais a construírem boas práticas no uso de produtos veterinários. O objetivo da Famato é sempre colaborar com informações técnicas que vão potencializar a cadeia e gerar uma produção cada vez mais sustentável”, disse o analista de pecuária da Famato e médico veterinário, Marcos de Carvalho.
A campanha será conduzida por meio de ações educativas e entrega de material didático digital, que serão compartilhados de forma estratégica nas unidades do Indea-MT, sindicatos rurais, revendas de produtos veterinários, prefeituras, instituições de ensino, cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), entre outros.
Todo o material orientativo tem como referência o livro digital “Diálogos Para Boas Práticas no Uso de Produtos Veterinários na Produção Animal”, da Comissão de Educação Sanitária no Estado de São Paulo (CES/SP), coordenada pela Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de São Paulo (SFA-SP).
Os materiais e as publicações são todos digitais, contendo infográficos ilustrativos, vídeos, áudios, mensagens de textos curtas e podcasts com as boas práticas que devem ser realizadas no campo, com foco no alimento seguro e mensagens simples e diretas, para permitir que diversos produtores tenham acesso ao conhecimento.
A coordenação da campanha pretende estabelecer um diálogo com o produtor rural, por meio de reuniões presenciais nos sindicatos rurais, nos atendimentos nos escritórios do Indea-MT, por meio dos médicos veterinários, nas revendas de produtos veterinários e trocas de informações com os produtores pelo WhatsApp.
Os podcast que estarão disponíveis na plataforma digital poderão ser explorados pelos veículos de comunicação, principalmente rádios. “A comunicação será uma grande aliada na disseminação do conteúdo. O assunto é de interesse da sociedade em geral. Estamos tratando de saúde e qualidade dos alimentos que chegam à mesa da população”, disse Heitor Medeiros, fiscal estadual de Defesa Agropecuária e Florestal do Indea-MT.
Todos os coordenadores da iniciativa, 14 gerentes regionais do Indea-MT e 28 monitores distribuídos por região do estado, estão preparados e qualificados para levar as boas práticas para o uso de produtos veterinários, além de esclarecer as dúvidas dos produtores rurais. Os instrutores do Senar-MT já possuem acesso à plataforma e a todo o material online.
Para que as informações das boas práticas cheguem de forma precisa e transparente é importante que todos os envolvidos abordem os mesmos temas. “Desta forma, os temas serão escolhidos semanalmente e todos vão falar do mesmo assunto, cada um na sua maneira, de acordo com seu público”, acrescentou Heitor Medeiros. Nesta semana, de 21 a 25, o tema abordado será Saúde Única.
Confira o vídeo Minuto Saúde Única no Campo: