Feira Segura: seminários sobre Covid-19 preparam produtores para retorno em Sabinópolis (MG)
Produtores e trabalhadores rurais de Sabinópolis participaram, nessa semana, do Seminário de Prevenção em Tempos de Covid-19. As capacitações do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em parceria com o Sindicato Rural de Sabinópolis reuniram 20 pessoas, no período da manhã e tarde, levando informações importantes para que o retorno das feiras na cidade aconteça de forma segura, tanto para o produtor quanto para o consumidor.
Higienização correta das mãos e uso da máscara e álcool em gel, distanciamento social e limpeza do ambiente onde ficam armazenados os alimentos foram algumas das medidas abordadas. As oficinas são, também, uma preparação para a Feira Segura, projeto de iniciativa da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), previsto para o dia 23 de outubro, na antiga rodoviária do município. Segundo a mobilizadora Luciane Goebel, a expectativa é grande. “A Feira Segura foi muito bem recebida pelos feirantes, que também gostaram muito das oficinas, e estão preparados para melhor atender e oferecer produtos com higiene impecável aos seus clientes.”
Legumes, verduras, doces, ovos, caldo de cana e outras delícias da roça são alguns dos produtos que os participantes do Seminário levarão para a Feira Segura. Para a produtora Rosely Magalhães Fernandes, o treinamento foi muito proveitoso. “Temos que ficar atentos quanto às medidas de prevenção para conter essa pandemia e, por isso, a retomada das atividades exige esse nível de consciência”.
Ela que conta foi possível perceber os impactos positivos nos cuidados com a preparação dos produtos, que devem ser redobrados. “É preciso nos policiarmos para manter um ambiente de trabalho seguro, até que nosso produto chegue ao cliente”, disse Rosely, feirante há dois anos no município e conhecida pela produção de doces, molhos e temperos, dentre outros produtos artesanais como suculentas, sabonetes com óleos essenciais, e aromatizantes.