Search
Close this search box.

Ifag: apesar de leves quedas no preço da arroba, mercado do boi gordo deve permanecer estável na seca

Compartilhe

Ifag: apesar de leves quedas no preço da arroba, mercado do boi gordo deve permanecer estável na seca


boi

De acordo com o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás o (Ifag), a arroba do boi gordo no estado está cotada  a R$ 295,79 para pagamento em 30 dias. Apresenta uma ligeira queda de -0,11%. Já a arroba da vaca gorda, com prazo de 30 dias, está R$ 286,64 com pequena queda de -0,20%. O Analista de mercado do Ifag, Marcelo Penha, explica que apesar das reduções, os preços se matem numa estabilidade atrativa. Mas de agora para frente o produtor precisa se organizar porque a pastagem irá reduzir.  

“O  capim começa a endurecer e a ficar fibroso. Em muitos casos é preciso entrar com proteinado e até mesmo  com um energético ou uma ração para conseguir mais peso. Daqui pra frente a pecuária de pasto fica mais difícil e quem não quer gastar com esses insumos, que estão caros, começa a vender o gado que está no ponto antes que emagreça”, explica.

Mas será que neste ano a chegada da seca e o preço alto dos insumos podem  fazer com que o preço do gado tenha uma queda acentuada? “Pode acontecer, porém devido a uma reposição muito valorizada acho difícil ter esse aumento expressivo de oferta para derrubar o preço. Outra questão seria a alta demanda do mercado externo. Logo vejo que o valor da arroba continuará em alta”, detalha Penha.

Programa especial gratuito do Senar Goiás ensina a melhorar produção com menos custo

 O Programa Pecuária de Precisão se destina aos pecuaristas e produtores rurais levando informações voltadas para os sistemas de produção, tecnologias e técnicas de produção no manejo de gado de corte. O intuito é facilitar o manejo na fazenda e melhorar a qualidade de vida do produtor através do planejamento, diminuindo e até erradicando perdas localizadas, o que propicia um controle preciso sobre a utilização dos recursos envolvidos na cadeia produtiva. A carga horária total de 160 horas distribuídas em seis módulos, com aulas teóricas e práticas.

Veja o conteúdo

✅ Bovinocultura de corte

✅ Manejo racional de bovinos de corte

✅ Inseminação artificial de bovinos de corte

✅ Manejo de pastagens

✅ Semiconfinamento na bovinocultura de corte

✅ Confinamento na bovinocultura de corte

✅ Monitoramento de abate e avaliação de carcaça bovina

✅ Administração e gerenciamento rural – Gestão Administrativa

➡ Outros cursos complementares voltados para Pecuária de corte –  SENAR GOIÁS – FPR 

✅ Casqueamento preventivo de bovinos de corte 

✅ Lida racional de bovinos de corte com equídeos 

 Para Inscrições e informações procure o  Sindicato Rural de seu município.

Imagem: divulgação

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE