Search
Close this search box.

Melhorias na lavoura e preparação para sucessão familiar após assistência técnica

Compartilhe

Melhorias na lavoura e preparação para sucessão familiar após assistência técnica


O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte já colhe frutos em Novo Cruzeiro. Márcio Miranda Santos, proprietário da Fazenda Santa Clara, nunca recebeu qualquer atendimento técnico até descobrir, por meio do Sindicato dos Produtores Rurais do município, a possibilidade de usufruir do acompanhamento em sua propriedade. A parceria com o ATeG tem sido de grande importância e trouxe uma visão sistemática sobre a necessidade de uma gestão mais minuciosa na parte financeira, sobre o planejamento e a execução das ações para desenvolver a lavoura e melhorar a produtividade”, disse o cafeicultor.

O supervisor do ATeG na região, João Thomaz Cruz Silva, concorda com o produtor e ressalta um ponto importante trabalhado na propriedade. “Já nas primeiras visitas, o técnico constatou que a lavoura de café, de aproximadamente 42 hectares, era muito antiga e necessitava de intervenção para reverter o declínio produtivo”, explicou.

Melhorias na lavoura e preparação para sucessão familiar após assistência técnica - SENAR MINAS

Com a orientação do técnico de campo Leandro Gonçalves Meira, o cafeicultor decidiu pela renovação gradual de parte da lavoura a cada ano. “Neste  primeiro  ciclo,  cerca  de  30%  da  área  passou  por  alguma  intervenção, como  corte  do  talhão, esqueletamento ou corte da saia, de acordo com a necessidade. Foram realizados também outros tratos culturais, como análise de solo, adubação e calcareamento”, disse.

Devido ao manejo correto feito neste ano, a área foi reduzida. Mesmo assim, o produtor espera colher 500 sacas de café, o que representa um aumento de mais de 14%. Para a próxima safra, o agricultor já planeja implantar mais cinco hectares de café. “O ATeG nos apresenta sugestões de manejo e aplicação de técnicas e sempre convergimos para uma solução que alia as práticas já experimentadas na propriedade”, afirmou o produtor.

Sucessão familiar

Empolgado com o ATeG e acompanhando a rotina do pai, Samuel Miranda Santos, interessou-se ainda mais pela fazenda. Por indicação do técnico, egresso do IFMG em São João Evangelista, Samuel fez o processo seletivo para o curso de técnico em Agropecuária e foi aprovado. 

“O programa ATeG trabalha diferentes pontos dentro da propriedade e, na fazenda Santa Clara, a sucessão familiar está bem presente. Samuel tem tudo para gerir o negócio da família”, disse o técnico.

“Em apenas um ano de atendimento, já percebemos que Márcio é um produtor que se orgulha dos resultados. O nosso sindicato fica feliz em proporcionar, junto com o Sistema FAEMG/SENAR/INAES, essa oportunidade”, afirmou a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Cruzeiro, Kátia Fumiam Reis de Sá Seabra.

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE