Search
Close this search box.

Piloto do Programa Campo Inteligente começa em Paracatu (MG)

Compartilhe

Piloto do Programa Campo Inteligente começa em Paracatu (MG)

A turma piloto do Programa Campo Inteligente começou em Paracatu nessa segunda-feira (7). A iniciativa do Sistema FAEMG/SENAR/INAES visa ao desenvolvimento de habilidades de informática e tecnologias embarcadas nas máquinas e equipamentos agropecuários para jovens de 15 a 30 anos. Para esta primeira turma, o Sistema conta com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu, Sicoob Credigerais, Corteva, Produtiva, Agroappelt, COOPERVAP e Secretaria Municipal de Educação de Paracatu.

Programa iniciou em formato de Aula Virtual ao Vivo

Antes Aula Virtual ao Vivo (AVV), com a instrutora Ismênia Rocha, os participantes receberam as boas-vindas dos idealizadores e parceiros do Programa Campo Inteligente. “Desenvolvemos o programa pensando no futuro do agronegócio, dando mais oportunidades aos jovens que querem continuar suas atividades profissionais no campo. Nosso objetivo é levar a tecnologia de forma acessível até eles. São muitas tecnologias para a agricultura e pecuária de precisão, por isso precisamos de jovens cada vez mais capacitados para trabalhar com um alto nível de tecnologia. Esperamos que eles consigam facilitar o processo produtivo e melhorar a qualidade de vida de quem mora no campo”, destacou o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif.

O programa ocorre em etapas, com previsão de término para novembro. A primeira fase será de alfabetização digital com o básico da informática. Em seguida, haverá o aprofundamento em programação para que os jovens consigam desenvolver aplicativos e sites, por exemplo. Depois, o aprendizado se volta para o agronegócio para que eles saibam aplicar as tecnologias digitais nas fazendas.

“Ao final, eles terão um desafio: colocar em prática o que aprenderam e criar um projeto inovador. Os três melhores projetos serão premiados. Além disso, quando o jovem terminar o programa, se já tiver 18 anos, ele poderá iniciar o Módulo Extra do Campo Inteligente, quando será trabalhado a agricultura de precisão, com máquinas pesadas, inclusive”, explicou a analista pedagógica do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Cristiane Trigueiro.

O gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Sérgio Coelho, destacou que o Noroeste Mineiro é altamente tecnológico no agronegócio. “Agradecemos aos que se interessaram em participar e também às empresas parceiras e ao sindicato rural por apoiarem essa iniciativa pioneira no estado e no país. Nós esperamos que os jovens estejam cada vez melhor preparados para o mercado de trabalho rural, que está cada dia mais competitivo e tecnológico”.

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:

Agro

Compartilhe!

PUBLICIDADE