Search
Close this search box.

Presidente da CNA participa de lançamento de programa para agricultura irrigada no Nordeste

Compartilhe

Presidente da CNA participa de lançamento de programa para agricultura irrigada no Nordeste


Brasília (29/04/2020) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou do lançamento do Programa de Fomento à Agricultura Irrigada no Nordeste (Profinor), na quinta (29).

A cerimônia virtual contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, do presidente do Banco do Nordeste (BNB), Romildo Rolim, e do secretário-executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Daniel Ferreira, além de representantes dos dois órgãos.

Os objetivos do Profinor são promover o desenvolvimento sustentável da região Nordeste, do norte de Minas Gerais e do norte do Espírito Santo; aumentar a produção de alimentos; implementar ações estruturadas para assistência técnica e extensão rural; melhorar a eficiência dos sistemas de análise dos pedidos de outorga de uso dos recursos hídricos e a regularização fundiária, entre outros.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) será o responsável pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nos territórios do programa AgroNordeste e, em parceria com a Emater, nos demais municípios.

João Martins ressaltou que os grandes problemas para a expansão da agricultura irrigada na região são a necessidade de regulamentação, maior agilidade nos pedidos de outorga, licenciamento e energia.

Segundo o presidente da CNA, somente a Bahia – que ocupa a quinta posição entre os estados com maior área irrigada e tem, aproximadamente, 500 mil hectares irrigados – poderia incluir mais um milhão de hectares nessa estatística.

Para ele, uma das medidas mais urgentes é a transposição do eixo sul do rio São Francisco, que abasteceria o rio Jacuípe e permitiria a implantação da agricultura irrigada na região mais seca da Bahia, no Vale do Itapicuru.

“Esse projeto vem como uma luva para o Nordeste. Temos muita potencialidade, terras muito boas e condições de triplicar a área irrigada na região. Só a Bahia e o Maranhão, juntos, têm potencialidade para colocar dois milhões de hectares no processo de irrigação”, afirmou.

Seca – Tereza Cristina destacou que a agricultura irrigada é fundamental para o Nordeste, que tem um enorme potencial agropecuário limitado pelas dificuldades hídricas. O problema também atinge o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo e prejudica, principalmente, os pequenos e médios produtores rurais.

Conforme ela, a partir de uma linha de crédito do BNB, os produtores terão acesso facilitado a recursos para implantação ou expansão dos projetos de irrigação e drenagem. Eles também poderão utilizar o financiamento para a assistência técnica, de forma que os projetos sejam economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis.

De acordo com a ministra, enquanto a relação média mundial entre área irrigada e agricultura de sequeiro é de 20%, no Brasil esse índice é de apenas 10%, com, aproximadamente, oito milhões de hectares. Estudo do MDR em parceria com a Esalq/USP apontou a existência de uma área potencial de 55 milhões de hectares para implantação de irrigação, ocupados atualmente pela cultura de sequeiro ou pastagens.

“Queremos levar a todo Nordeste a experiência da região de Juazeiro e Petrolina, exemplo dos benefícios e da prosperidade que podem ser trazidos pela agricultura irrigada. Assim, conciliaremos aumento de produtividade, diversificação da produção e incrementos na renda e na qualidade de vida do agricultor, além de benefícios para o nosso meio ambiente”, disse Tereza Cristina.

Entre as metas do Profinor estão o financiamento de R$ 900 milhões para irrigação, regularização fundiária de 150 mil propriedades, incremento de 80 mil hectares irrigados no período 2021-2024 e reconversão de oito mil hectares.

O presidente do BNB reforçou que o Nordeste tem grandes celeiros de produção e polos de desenvolvimento voltados para a agricultura que precisam de dinamicidade. Na visão de Rolim, o programa poderá aumentar a produtividade agrícola, a diversidade e a oferta de alimentos e de empregos na região, além de melhorar a renda e a qualidade de vida dos nordestinos.

YouTube video

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE