Produção de banana aumenta em São João do Paraíso depois da assistência do Senar
Com grande potencial para a produção de banana, o município de São João do Paraíso –situado na região sul do Estado, tem se destacado pelo grande número de produtores rurais que investem neste tipo de negócio. Atualmente ele é considerado o segundo maior produtor do Maranhão, perdendo apenas para Itinga.
Muitos deles optaram por essa atividade, ao ver que o mercado regional absorve bem esses produtos. O mesmo deve-se dizer dos estados vizinhos, como Pará e Tocantins, onde a procura por produtos frutícolas é cada vez mais crescente.
O produtor José Nildo Arruda, dono da Fazenda São José, foi um dos que incrementou a sua produção, implementando o cultivo da banana pacovan. Há três anos ele experimentou o novo negócio, e manteve em suas duas propriedades as mesmas atividades de antes: feijão, arroz, melancia, abóbora e bovinocultura de corte.
Ele conta que antes de iniciar o trabalho, buscou conhecimento e pesquisou sobre a bananicultura. Por esse motivo sentiu-se estimulado ao ver os casos de sucesso no município. Conta ainda que, o incremento com a exploração da bananicultura na sua produção, fez crescer substancialmente o negócio, especialmente com a chegada da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, o que influenciou sobremaneira no crescimento da produção.
“Sou muito grato ao Senar porque através do técnico de campo, Justo Filho, tem me orientado a produzir mais e melhor e agora comercializo os meus produtos em São Luís, Imperatriz e Belém”, enfatizou o produtor rural.
Tecnologias
O mesmo acontece com Reginaldo de Sousa Rocha, outro produtor também assistido pelo Senar, por meio do programa Retorno Certo. Rocha possui atualmente a maior plantação de bananas daquele município, sendo esta a principal atividade da sua fazenda. Como Nildo, Reginaldo também mantém em sua Fazenda o plantio de milho, arroz, feijão e abóbora.
”Eu comecei com a banana há cinco anos, e por meio da ajuda do Senar, têm sido desenvolvidas muitas tecnologias na minha propriedade. Para mim, é só satisfação ter a equipe do Senar atuando conosco, fazendo o manejo junto com a gente”. Falou o produtor, destacando que no período de um ano e meio com a presença da entidade, houve uma significativa melhora tanto em qualidade, quanto em quantidade. “Estamos muito satisfeitos”, garantiu o bananicultor.
O técnico de campo, Justo Filho, destaca o trabalho de Reginaldo e as tecnologias desenvolvidas pelo Senar, em sua fazenda. “O Reginaldo é um dos grandes produtores de banana de São João do Paraíso. O trabalho é feito direcionado ao manejo do solo, irrigação, controle de pragas e doenças e demais tratos culturais. A região vem melhorando bastante, após a atuação do Senar”, ressaltou Filho.
Para o Superintendente do Senar, Luiz Figueirêdo, a atuação da instituição na região Tocantina tem criado o substrato ideal para o crescimento dos produtores. “E, tanto o senhor Nildo, quanto Reginaldo, têm experimentado esse bom momento. “Queremos sim, a exemplo dos dois, que outros produtores sigam seus passos e passem a incorporar o Senar na lista de parceiros, que apoiam o aumento de seus negócios”, destacou.