Search
Close this search box.

Produção de banana aumenta em São João do Paraíso depois da assistência do Senar

Compartilhe

Produção de banana aumenta em São João do Paraíso depois da assistência do Senar


Com grande potencial para a produção de banana, o município de São João do Paraíso –situado na região sul do Estado, tem se destacado pelo grande número de produtores rurais que investem neste tipo de negócio. Atualmente ele é considerado o segundo maior produtor do Maranhão, perdendo apenas para Itinga.

Muitos deles optaram por essa atividade, ao ver que o mercado regional absorve bem esses produtos. O mesmo deve-se dizer dos estados vizinhos, como Pará e Tocantins, onde a procura por produtos frutícolas é cada vez mais crescente.

O produtor José Nildo Arruda, dono da Fazenda São José, foi um dos que incrementou a sua produção, implementando o cultivo da banana pacovan. Há três anos ele experimentou o novo negócio, e manteve em suas duas propriedades as mesmas atividades de antes: feijão, arroz, melancia, abóbora e bovinocultura de corte.

Ele conta que antes de iniciar o trabalho, buscou conhecimento e pesquisou sobre a bananicultura. Por esse motivo sentiu-se estimulado ao ver os casos de sucesso no município. Conta ainda que, o incremento com a  exploração da bananicultura na sua produção, fez crescer substancialmente o negócio, especialmente com a chegada da Assistência  Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, o que influenciou sobremaneira no crescimento da produção.

“Sou muito grato ao Senar porque  através do técnico de campo, Justo Filho, tem me orientado  a produzir  mais e  melhor e agora comercializo os meus produtos em  São Luís,  Imperatriz e Belém”, enfatizou o produtor rural.

Tecnologias

O mesmo acontece com Reginaldo de Sousa Rocha, outro produtor também assistido pelo Senar, por meio do programa Retorno Certo. Rocha possui atualmente a maior plantação de bananas daquele município, sendo esta a  principal atividade da sua fazenda.  Como Nildo, Reginaldo também mantém em sua Fazenda o plantio de milho, arroz, feijão e abóbora.

”Eu comecei  com a banana  há cinco anos, e por meio da ajuda do Senar, têm sido desenvolvidas  muitas tecnologias na minha propriedade. Para mim, é só satisfação ter a equipe do Senar atuando conosco, fazendo o manejo junto com a gente”. Falou o produtor, destacando que no período de um ano e meio com a presença da entidade, houve uma significativa melhora tanto em qualidade, quanto em quantidade. “Estamos muito satisfeitos”, garantiu o bananicultor.

O técnico de campo, Justo Filho, destaca o trabalho de Reginaldo e as tecnologias desenvolvidas pelo Senar, em sua fazenda. “O Reginaldo é um dos grandes produtores de banana de São João do Paraíso. O trabalho  é feito direcionado ao manejo do solo, irrigação, controle de pragas e doenças e demais tratos culturais. A região vem melhorando bastante, após a atuação do Senar”, ressaltou Filho.

Para o Superintendente do Senar, Luiz Figueirêdo, a atuação da instituição na região Tocantina tem criado o substrato ideal para o crescimento dos produtores. “E, tanto o senhor Nildo, quanto Reginaldo, têm experimentado esse bom momento. “Queremos sim, a exemplo dos dois, que outros produtores sigam seus passos e passem a incorporar o Senar na lista de parceiros, que apoiam o aumento de seus negócios”, destacou.

IMG 2105
Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE