Produção de leite em Urucuia cresce com técnica e gestão do Programa ATeG
Há um ano, a produção de Adilson Barbosa Alves era de 2.000 litros de leite por mês. Agora, saltou para mais de 3.000 litros por mês com a mesma quantidade de vacas. O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema FAEMG/SENAR/INAES contribuiu para esse resultado e tem melhorado a vida do produtor, da esposa e das duas filhas. “Só tenho que agradecer. Depois que passei a trabalhar em cima da técnica e da gestão, deu tudo certo!”.
Ele entrou para o programa por meio da parceria do Sistema FAEMG/SENAR/INAES com o Sindicato dos Produtores Rurais de Urucuia. Todo mês, ele recebe a visita do técnico Eduardo Veloso. “A dedicação da família foi muito importante para o sucesso. Tudo o que conversamos foi feito: correções no solo, manejo adequado, plantio, adubação e controle de pragas. Antes, Adilson tinha que alugar pasto, mas hoje tem alimento para todo o rebanho”.
Desde 2019, nove propriedades estão sendo assistidas pelo ATeG no município. Em todas, houve melhoria na produção e na renda familiar. “O SENAR colocou a gente para a frente! Agora é continuar com a técnica e o gerenciamento para continuar melhorando”, garantiu Adilson.
“Resultados como esse estimulam o Sistema FAEMG/SENAR/INAES a investir cada vez mais na Assistência Técnica e Gerencial dos produtores mineiros. Assim estamos fazendo no Alto Paranaíba e Noroeste, dando oportunidade para que novos produtores das diversas cadeias do agro possam procurar o SENAR e receber assistência na sua propriedade”, destacou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Sérgio de Carvalho Coelho.