Programa FIP Paisagens Rurais começa atendimento a mais 800 produtores na Bacia do Rio Tijuco

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Programa FIP Paisagens Rurais começa atendimento a mais 800 produtores na Bacia do Rio Tijuco


O programa FIP Paisagens Rurais começou neste mês o atendimento a mais 800 produtores da pecuária de corte e de leite no Triângulo Mineiro, que estão inseridos na bacia do Rio Tijuco. 

As primeiras visitas dos técnicos do Sistema Faemg/Senar/Inaes às propriedades, para o levantamento e planejamento das atividades, vão até o dia 14 de novembro. 

Com duração de dois anos, o programa desenvolve ações para preservação da paisagem, por meio da recuperação de pastagens degradadas, áreas de APP ou reserva legal. A expectativa é recuperar 45 mil hectares de pastagens e 5 mil hectares de florestas.

Programa FIP Paisagens Rurais começa atendimento a mais 800 produtores na Bacia do Rio Tijuco - SENAR MINAS
Técnico do SENAR MINAS orientando produtor participante do FIP Paisagens Rurais

Com este novo grupo, o FIP Paisagens Rurais passa a atender quase mil produtores na região. O cadastramento de interessados continua até dezembro. 

Até o momento, 1.750 produtores foram cadastrados e a meta é atingir 2.300 questionários aplicados. O programa abrange as propriedades de Uberaba, Veríssimo, Campo Florido, Uberlândia, Campina Verde, Prata, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Gurinhatã e Santa Vitória.

“Dentro da Bacia do Rio Tijuco temos cerca de 7.500 propriedades e o nosso objetivo é atender 1.780 produtores, oferecendo assistência técnica e gerencial gratuita por 24 meses”, explica o coordenador do projeto, o analista técnico do Senar Minas, Ricardo Tuller. 

De acordo com ele, a aplicação dos questionários está dentro da expectativa e os interessados que ainda não tenham se cadastrado podem procurar o Sindicato dos Produtores Rurais dos municípios participantes.

“Durante o ciclo do programa, além das orientações e acompanhamento, nossos técnicos também indicam treinamentos e capacitações aos produtores e seus colaboradores”, explica o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Caio Oliveira. O FIP Paisagens Rurais é umainiciativa do Banco Mundial, em parceria com a Embrapa e o Ministério da Agricultura, e executado pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES.

Sobre o Paisagens Rurais

O projeto Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal (FIP em inglês) que são gerenciados pelo Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), Senar, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Embrapa.

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área de comentários
Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais recentes