Projeto FIP Paisagens Rurais capacita equipes de campo

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Projeto FIP Paisagens Rurais capacita equipes de campo


Brasília (19/07/2021) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Embrapa iniciaram, na segunda (19), um curso virtual de recuperação produtiva de pastagens e recomposição da vegetação nativa para 40 técnicos e supervisores do projeto FIP Paisagens Rurais.

Para a capacitação, as equipes foram divididas em dois grupos: revisão e iniciantes. A primeira turma tem duração de três dias e é voltada para profissionais que já foram capacitados. O objetivo da revisão é promover discussões a partir da realidade identificada nas experiências de campo, dentro das propriedades que já são atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar no projeto.

No módulo para iniciantes, com duração de quatro dias, a ideia é preparar as equipes que terão o primeiro contato com os produtores e explicar a proposta do projeto e como executá-lo em campo. Pesquisadores da Embrapa apresentam elementos que compõem a gestão integrada da paisagem e técnicas para identificação dos níveis de degradação, tecnologias e estratégias utilizadas para manejo e recuperação de pastagens degradadas e de recomposição da vegetação nativa, por exemplo, além de tipos de arranjos que podem ser trabalhados.

Segundo a coordenadora técnica do projeto Paisagens Rurais no Senar, Bárbara Evelyn Silva, os dois eixos do curso – recuperação de pastagens degradas e recomposição da vegetação nativa – são tratados com foco no objetivo do projeto.

“Como o projeto atua na gestão integrada da paisagem, estimulamos que técnicos e produtores tenham essa visão mais completa da propriedade, pensando não somente nas questões produtivas e econômicas, mas trabalhando também dentro desse quesito as estratégias viáveis para aliar produtividade e sustentabilidade”, afirmou ela.

Capacitacao FIP

FIP Paisagens Rurais – A iniciativa prevê a recuperação de 100 mil hectares de pastagens degradadas e de sete mil hectares de APPs e reservas legais em quatro mil propriedades rurais, por meio da Assistência Técnica e Gerencial do Senar na Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins.

O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado (FIP Paisagens Rurais) é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, através do Banco Mundial.

A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Senar e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Embrapa.

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Adriano Brito
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área de comentários
Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

canal no youtube

Mais recentes