Proposta sobre bioinsumos reduzirá custos de produção, afirma CNA

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Proposta sobre bioinsumos reduzirá custos de produção, afirma CNA


Brasília (16/12/2021) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) avaliou que o relatório ao Projeto de Lei 658/2021, que propõe a regulamentação do uso de bioinsumos on farm (na própria fazenda) vai ajudar a reduzir os custos de produção para o produtor.

O parecer da deputada Aline Sleutjes (PSL/PR) ao projeto foi aprovado, na quarta (15), pela Comissão de Agricultura da Câmara. A CNA trabalhou pela aprovação junto à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e fez sugestões ao relatório da parlamentar.

“Essa é uma prática mundial e centenária que, em muitos casos envolvem histórias de receitas de bioinsumos transmitidas ao longo de várias gerações. Os agricultores estão satisfeitos com os resultados agronômicos dos bioinsumos e, também, com o impacto positivo que a produção para uso próprio vem produzindo em suas planilhas de custos”, afirmou o diretor técnico adjunto da CNA, Reginaldo Minaré.

Segundo Minaré, o texto aprovado pela Comissão cria procedimento específico para a produção de bioinsumos, inclusive a produção para uso próprio, e mantem em lei, de forma clara e inequívoca, o direito dos agricultores produzirem seus produtos.

Em relação à produção própria, Reginaldo Minaré lembrou que a Agência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) elaborou em 2010 uma publicação para orientar os agricultores na produção de diversos biopreparados para uso próprio. A publicação está disponível na página da Agência.

“O Projeto de Lei nº 658/2021 é um dos prioritários para a CNA. A Confederação está e continuará empenhando esforços para que a tramitação do PL seja concluída no Congresso. Este esforço da CNA caminha na direção de consolidar os compromissos firmados pela agricultura brasileira na Conferência de Mudanças Climáticas (COP 26).”

O PL agora seguirá para a Comissão de Finanças e Tributação e depois para Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área de comentários
Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

canal no youtube

Mais recentes