Revitalização de bacias hidrográficas vai auxiliar na segurança alimentar, avalia CNA

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Revitalização de bacias hidrográficas vai auxiliar na segurança alimentar, avalia CNA


Brasília (10/06/2021) – A criação de uma plataforma de marketplace para alavancar a revitalização de bacias hidrográficas no Brasil é uma iniciativa importante para garantir a manutenção da água em quantidade e qualidade suficiente para a produção de alimentos e os outros usos da água na bacia, avalia o presidente da Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Eduardo Veras.

“Isso vai ser importante tanto para o meio rural quanto para a cidade porque poderemos revitalizar as bacias hidrográficas que carecem de alguma recuperação como proteção das nascentes e corpos hídricos para enfrentar as crises hídricas que vêm acontecendo ao longo do tempo. Com água em quantidade e qualidade, teremos mais água para atender os múltiplos usos e, no caso do agro, para manter a produção de alimentos.”

A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e faz parte do Programa Águas Brasileiras do Governo Federal, para ampliar a quantidade e a qualidade da água disponível para consumo e para o setor produtivo, de forma a fomentar o desenvolvimento regional e garantir mais qualidade de vida para a população.

O órgão publicou esta semana um edital para contratar empresa ou entidade que desenvolva uma plataforma com o conceito de marketplace que irá proporcionar o encontro de organizações que elaboram e executam projetos de revitalização de bacias com empresas, fundos nacionais e internacionais e pessoas físicas que buscam se engajar na agenda de sustentabilidade. As inscrições estão abertas até 5 de julho.

Eduardo Veras ressaltou que o produtor rural pode contribuir com a iniciativa protegendo nascentes nas propriedades e fazendo um uso correto das tecnologias de irrigação.

“O produtor tem a cultura de proteger a agua dele. É um bem valoroso e por isso temos cada vez mais que incentivá-lo a proteger as nascentes. Essa união entre produtor e iniciativa privada é benéfica porque também contribuirá para que esse produtor possa receber pelos serviços ambientais prestados”.

Luna Viana, assessora especial do Ministério do Desenvolvimento Regional, explica que a plataforma vai viabilizar o acesso a bons projetos e uma estrutura de gestão com segurança e efetividade.

“Para aqueles produtores rurais que têm uma visão do valor da água e da importância da adoção de práticas sustentáveis, tanto de produção quanto de manejo, a plataforma marketplace vai viabilizar esse acesso, permitindo que as propriedades consigam preservar e manter seus recursos hídricos”, afirma.

Além do MDR, integram o Programa os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Meio Ambiente (MMA) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Controladoria-Geral da União (CGU), além de estados e municípios.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área de comentários
Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

canal no youtube

Mais recentes