Senar Alagoas capacita costureiras de Craíbas pelo programa Mulheres em Campo

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Senar Alagoas capacita costureiras de Craíbas pelo programa Mulheres em Campo


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Alagoas (Senar/AL) está capacitando costureiras do município de Craíbas, no agreste, por meio do Programa Mulheres em Campo. Ofertado numa parceria com a Prefeitura de Craíbas, o programa desenvolve competências de empreendedorismo e gestão, orienta na descoberta do potencial de cada participante, ensina a planejar e a transformar uma atividade em negócio.

“O programa conscientiza essas mulheres para que elas tenham o próprio negócio. As alunas aprendem a vender produtos de qualidade, lidar com o cliente, contabilizar as despesas e os lucros para ter a própria renda”, destaca a instrutora do Senar Alagoas, Cícera Nascimento.

Aos 56 anos, a costureira Maria Gorete Gomes da Silva diz que o curso agrega muitos conhecimentos. 

“Aprendi a fazer planejamento, diferenciar produtos, calcular preços. Isso é a base de tudo. Pretendo colocar meu negócio e, como já faço costura para fora, o Programa Mulheres em Campo me ajuda a administrar e desenvolver o meu trabalho, a ampliar a visão para o futuro”, diz.

Talvanea Rocha dos Santos, 34, já vislumbra a ampliação da atividade. “Tenho um cantinho em casa para fazer as costuras e o momento agora é de ver onde estão os erros e corrigir para fazer o negócio crescer. Nós já temos uma certa prática, mas o aperfeiçoamento é importante. A gente vai aprendendo com a professora e as colegas”, comenta.

Esta é a segunda turma do programa Mulheres em Campo na cidade de Craíbas. Em atendimento aos protocolos de prevenção à Covid-19, apenas dez alunas participam da capacitação. Da primeira turma, várias mulheres conseguiram melhorar os empreendimentos e passaram a confeccionar e fornecer materiais para a Prefeitura.

“O entendimento é que elas comecem a divulgar melhor o seu trabalho no município e movimentar toda a estrutura financeira do comércio local. O Programa Mulheres em Campo, além de trazer esse olhar para o mercado, também traz um olhar para elas, para que se empoderem e se movimentem”, observa a diretora administrativa da Secretaria Municipal de Assistência Social de Craíbas, Maysa Cruz.

A mobilizadora do Senar na região, Lizete Gomes, também ressalta a importância do programa. “Essas mulheres já trabalham como costureiras e hoje estão sendo capacitadas para poder comercializar sua produção não só no município de Craíbas, como nas cidades circunvizinhas. O Mulheres em Campo promove o crescimento pessoal e a segurança na atividade profissional”, garante.

WhatsApp Image 2020 11 03 at 12.31.17
Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área de comentários
Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais recentes