Senar apresenta experiências na gestão de projetos de cooperação internacional no agro

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Senar apresenta experiências na gestão de projetos de cooperação internacional no agro


Brasília (17/10/2020) – A experiência do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) na gestão de projetos de cooperação internacional para o setor agropecuário foi compartilhada em um encontro virtual promovido pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos do Paraná (PMI) na sexta (16).

A coordenadora de projetos do Senar, Janei Cristina Resende, e os assessores técnicos da instituição Rafael Diego Costa e Mateus Tavares mostraram a execução, a estrutura e a complexidade dos projetos ABC Cerrado e Paisagens Rurais, financiados com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês) e administrados pelo Banco Mundial.

todos 201017 132015

Também foi apresentada a estrutura do projeto Vertentes, em negociação com o Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF).

Janei apresentou um panorama da atuação do Senar em todo o país e mostrou como a instituição tem se tornado referência na gestão de projetos de alta complexidade, considerando as especificidades do meio rural.

“Desde 2014, o Senar atua como instituição executora de projetos de cooperação internacional do agro. A oferta de assistência técnica e gerencial aliada às ações de formação profissional rural que geram benefícios econômicos e ambientais com a implantação de tecnologias e inovação para as propriedades rurais brasileiras chama a atenção das agências executoras de fundos internacionais de apoio às causas nobres”.

O ABC Cerrado foi o primeiro projeto de cooperação internacional executado pela instituição em parceria com o Ministério da Agricultura e a Embrapa.

A iniciativa foi financiada com recursos de doação de US$ 10,6 milhões e atendeu 7 mil propriedades rurais em uma área total de 301 mil hectares com a implementação de tecnologias de baixa emissão de carbono.

“O objetivo era entender qual a melhor estratégia para reduzir a lacuna tecnológica existente no campo. O reconhecimento do Senar na implantação do ABC Cerrado resultou em outros dois projetos: o Paisagens Rurais e o projeto Vertentes”, destacou Rafael Costa.

O assessor Mateus Tavares, que atuou como coordenador técnico do ABC Cerrado, ressaltou que a assistência técnica e gerencial associada às capacitações é a melhor ferramenta para a transferência de tecnologias e produção sustentável de alimentos.

“Os resultados mostraram a assistência técnica e gerencial associada às capacitações, sendo responsáveis pela incorporação de 10% a mais de tecnologia nas propriedades. O produtor rural é o agente de transformação, por isso seu engajamento é fundamental no projeto”, concluiu.

Para conhecer o resultado do projeto ABC Cerrado, acesse: https://www.cnabrasil.org.br/p…

Sobre o Paisagens Rurais

O projeto Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal (FIP em inglês) que são gerenciados pelo Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), Senar, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Embrapa.

Sobre o projeto Vertentes

O projeto Vertentes é financiado com recursos do Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF). A coordenação é do Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O Senar é responsável pela execução das ações.

Assessoria de Comunicação CNA

Foto: Tony Oliveira

Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área de comentários
Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais recentes