Senar fornece cartilha sobre projetos em aquicultura

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Senar fornece cartilha sobre projetos em aquicultura


Brasília (26/01/2022) – As principais informações para iniciar ou adequar a atividade de aquicultura na propriedade rural estão disponíveis em uma cartilha gratuita que ensina como planejar e legalizar projetos aquícolas. O material, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está disponível aqui.  

Por definição, a aquicultura diz respeito à criação de organismos em ambiente aquático, como, por exemplo, peixes, moluscos, crustáceos, rãs, crustáceos, moluscos e algas. Já a piscicultura trata especificamente da criação de peixes e é um ramo da aquicultura.

A cartilha “Aquicultura: planejamento e legalização de projetos aquícolas” mostra as espécies, o domínio da água e a outorga para uso e licenças ambientais. Os interessados vão aprender a coletar dados e acompanhar a produção, que são os principais pontos para alcançar o retorno econômico.

Na área de gestão da comercialização, é possível observar o planejamento da produção e das despesas, o que permite um cronograma de compra de insumos e de venda de produtos.

Produção – Dados da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que produção aquícola no Brasil cresceu 3,2% em 2019 em relação a 2018, e alcançou 599 mil toneladas. Os números apontam um crescimento constante do setor de 3% a 7% desde o início da série histórica, em 2013.

Na palma da mão – A cartilha também está disponível no aplicativo Estante Virtual Coleção Senar, que pode ser baixado no celular ou tablet nas lojas da Apple e da Play Store.

Na videoteca do Senar você encontra vídeos sobre aquicultura. Confira aqui.

Se você ficou interessado em saber mais sobre aquicultura, procure o Sindicato Rural de seu município ou a Administração Regional do Senar de seu estado para verificar as capacitações disponíveis nessa área.

Assessoria de Comunicação CNA

Foto: Wenderson Araujo

Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Área de comentários

canal no youtube

Mais recentes