Search
Close this search box.

SENAR MINAS lança curso de Produção na Pecuária de Precisão

Compartilhe

SENAR MINAS lança curso de Produção na Pecuária de Precisão


Atento às demandas do mercado, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES está criando o curso de Produção na Pecuária de Precisão. A previsão é de fazer o treinamento piloto em março no Centro de Pecuária de Precisão, em Uberaba.

O conteúdo está sendo preparado pelos analistas de Formação Profissional Rural (FPR) do SENAR MINAS, Luiz Felipe Xavier e Marília Saraiva Pereira; pelo professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), especialista na área e instrutor do SENAR, Marcos Lopes; e pelos instrutores Flaviane Ferreira e Carlos Rennó

O objetivo é levar ao produtor temas como aleitamento automático, pesagem e identificação eletrônicas, ordenha robotizada, limpeza automática de equipamentos, nutrição de precisão, monitoramento automatizado, robótica na bovinocultura, utilização de sensores, resfriamento remoto, ferramentas computacionais e tecnologias de gerenciamento, que gera dados apara o produtor tomar uma decisão mais assertiva com o maior retorno econômico possível.

“A tecnologia está cada vez mais presente no campo. Ao oferecer este novo curso, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES busca subsidiar os produtores que querem utilizar essa tecnologia ou e apresentar as possibilidades de ganho para a pecuária para aqueles que ainda a desconhecem.” – Luiz Felipe Xavier, analista técnico

Centro de Pecuária de Precisão

criação do Centro de Pecuária de Precisão – CPP Uberaba foi oficializada neste mês, com a assinatura do termo de cooperação técnica entre o Sistema FAEMG/SENAR/INAES e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O Centro visa gerar informação, pesquisa, tecnologia e qualificação profissional, contribuindo para o aumento da produção sustentável de carne e leite bovinos.

A ABCZ providenciou a infraestrutura e as instalações e o Sistema FAEMG ficou será responsável pelos recursos para promoção dos cursos. As instalações ficam na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior, em Uberaba. A unidade será administrada pela ABCZ e coordenada pelo SENAR MINAS. O Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba fará a mobilização dos eventos. O início das atividades está previsto para maio, mas os primeiros cursos devem ser ministrados já em março.

A construção contará com duas salas de aulas equipadas com kits multimídia, sendo uma com computadores para os cursos das áreas de tecnologia e inovação. Para os animais, haverá um curral inteligente e antiestresse. A Embrapa irá desenvolver trabalhos conjuntos em campo para estudos de ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta) e cultivares para pastagens.

Novos cursos

Recentemente, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES também criou outros treinamentos. Conheça!

– Alimentação Alternativa na Avicultura

– Cursos voltados para café conilon: Produção de Mudas Clonais, Implantação da Lavoura, Adubação, Monitoramento de Pragas e Doenças, Poda Manual e Colheita Manual

– Programa Formação Por Competência para a cultura do Café Arábica

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE

canal no youtube