Search
Close this search box.

Setor Florestal gerou aumento de novos empregos no primeiro trimestre de 2022 em MS

Compartilhe

Setor Florestal gerou aumento de novos empregos no primeiro trimestre de 2022 em MS


Entre janeiro e março, foram mais de mil novas vagas criadas na atividade florestal com 4 mil novos postos de trabalho na agropecuária, aumento de aproximadamente 27%

A produção florestal em Mato Grosso do Sul gerou 1.075 novas vagas de empregos no primeiro trimestre de 2022. De acordo com os números do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), este total representa 26,57%, das 4.046 novas vagas de emprego geradas na agropecuária neste período.

Dentre os novos postos admitidos, foram 409 foram na área de Florestas Plantadas e 668 em Atividades de Apoio. Ao todo, a produção florestal no estado totaliza 7.845 empregos, correspondendo a 9,63% dos mais de 81,4 mil postos de trabalho na agropecuária.

“Os empregos do setor deverão ser impulsionados com a instalação de uma nova indústria em Ribas do Rio Pardo. A expectativa é que sejam geradas 10 mil novas vagas”, explica o coordenador técnico do Sistema Famasul, André Nunes.

Qualificação Profissional – De olho na crescente demanda, 40 alunos formam a primeira turma do curso técnico em Florestas Plantadas, em Três Lagoas, que teve início em abril deste ano.

A capacitação que ocorre de forma presencial no sindicato rural do município é a pioneira do segmento ofertada pelo Senar em todo o país para preparar mão-de-obra profissional.

Exportação – A comercialização de produtos florestais entre janeiro e março deste ano ultrapassou 1,09 milhão de toneladas, número 15,4% superior às 946,2 mil em volume exportados no mesmo período de 2021.

A receita com as mercadorias comercializadas foi de US$ 346,3 milhões, aumento de 14,3% aos US$ 303 milhões em comparação com o primeiro trimestre do ano anterior.

O principal destino dos produtos florestais sul-mato-grossenses foi a China, responsável por 48,6% da receita total; seguida dos Estados Unidos com 10,6%; e a Itália com 10,4%.

Para mais informações sobre essa cadeia produtiva, acesse o boletim mensal de Florestas Plantadas do Sistema Famasul.

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE