Simulados demonstram na prática técnicas de prevenção e combate a incêndios em canaviais
Começaram os simulados do treinamento de “Prevenção e combate a incêndios em canaviais”, uma iniciativa do Sistema Faemg/Senar/Inaes em parceria com a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG) e com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBM-MG).
Mais de 650 pessoas participam das aulas, no formato EaD e presencial. Os bombeiros ministraram a aula prática para 24 participantes da Usina Volta Grande, no município de Conceição das Alagoas no dia 21 de outubro. No último dia 14, eles estiveram na Usina Delta.
O projeto piloto é desenvolvido no Triângulo Mineiro e a expectativa é expandir para outras regiões, diante da necessidade de reduzir os incêndios por meio da prevenção e minimizar os danos ambientais. O treinamento é acompanhado pela Coordenadoria de Inovação e Conhecimento (CIC) e faz parte dos cursos de Educação Corporativa, na modalidade híbrido, desenvolvidos pelo Sistema Faemg/Senar/Inaes
Desenvolvimento
Os três primeiros módulos são de aulas virtuais, ministradas pelos bombeiros. Os participantes recebem informações teóricas sobre primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, e ainda do sistema de comando em operações. No último módulo, presencial, esses profissionais vão até as empresas e ensinam na prática sobre o uso de EPI’s, formas de combate, manuseio dos equipamentos, entre outras técnicas. A carga horária total é de, aproximadamente, 20 horas.
O simulado é acompanhado pelos instrutores da área de Formação Profissional Rural, que posteriormente serão multiplicadores em novas turmas. “Para participar do treinamento presencial é preciso concluir os módulos virtuais e receber a certificação. Este projeto foi desenvolvido para atender uma demanda das empresas do setor sucroalcooleiro, que precisam ter colaboradores capacitados para o combate a incêndios em canaviais”, explica a coordenadora da CIC, Tércia Almeida. De acordo com ela, esta primeira etapa de aulas vai acontecer até fevereiro de 2021, e outras estão previstas ao longo do próximo ano.
Iniciativa de sucesso
“Este projeto veio ao encontro das necessidades que a pandemia acabou nos impondo, de manter a equipe treinada, mesmo com as dificuldades do momento. E a plataforma do Sistema Faemg/Senar/Inaes ofereceu esta opção de dar o treinamento, em alto nível, e expandindo este serviço de maneira exponencial. O conteúdo que gravamos agora está disponível para ser replicado várias vezes. E o treinamento presencial é um modelo eficiente, em que os participantes realizam dentro das próprias empresas, no local onde já estão habituados. É uma oportunidade valiosa” – tenente coronel Anderson Passos, comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar em Uberaba.
“Parabéns a todos do CBM-MG e do Sistema Faemg/Senar/Inaes, que aceitaram e transformaram a ideia em uma realidade. Com certeza, resultará na redução de incêndios em canaviais nos próximos anos, já que a intenção é continuar com o programa com novas turmas e reciclagem das turmas atuais” – Jadir Oliveira, gerente ambiental da SIAMIG.
“O treinamento foi muito importante para agregar mais conhecimento e também para alinhar a mesma linguagem com o Corpo de Bombeiros, para que possamos caminhar juntos nesta prevenção e combate aos incêndios” – Alexandre Felipe Cardoso, instrutor do Senar Minas.
“O treinamento é muito positivo. Temos uma grande aceitação e engajamento dos participantes, que agora estão vivenciando a parte prática, inclusive com o manuseio de equipamentos e do caminhão-pipa. Nosso objetivo é evitar ou minimizar os focos de incêndios para o ano que vem, reduzindo os danos ambientais e os prejuízos” – Gabriela Abrahão Stucchi, 2º Sargento do CBM-MG e instrutora do treinamento.
“A parceria com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais é muito importante para divulgar as técnicas de combate a incêndios, mais notadamente em áreas de canaviais no Triângulo Mineiro. Este ano foi marcado pelas inúmeras queimadas que tivemos na região, com diversos prejuízos ao meio ambiente e às empresas. Isso fez com que a demanda por equipes de brigada de incêndio aumentasse consideravelmente, e este curso piloto que fizemos servirá de parâmetro para treinamento de equipes de brigada em todo o Estado de Minas Gerais” – Caio Oliveira, gerente regional do Sistema Faemg/Senar/Inaes.