Search
Close this search box.

Solenidade marca início de treinamentos para Corpo de Bombeiros

Compartilhe

Solenidade marca início de treinamentos para Corpo de Bombeiros


Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT) iniciaram nesta segunda-feira (03.05) o treinamento de operação de aeronave remotamente tripulada – asa rotativa, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá. O curso é ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá e é o primeiro de uma série de treinamentos ofertados aos militares.

A turma é composta por 14 alunos militares lotados em Cuiabá, Campo Verde e Rondonópolis e um representante da Defesa Civil. O intuito é capacitá-los para operar drones, ferramentas que serão utilizadas no enfrentamento ao fogo durante este ano de 2021. O diretor de operações do Senar-MT, Carlos Augusto Zanata, mais conhecido como Guto Zanata, representou a instituição na solenidade que antecedeu o início do treinamento.

Segundo Guto, essa parceria trará bons frutos. “Capacitamos o homem do campo com o conhecimento de prevenção e combate imediato e agora a instituição do Corpo de Bombeiros terá um conhecimento a mais para desempenhar seu papel”.

O Comandante geral do CBM-MT, Cel BM Alessandro Borges Ferreira, destacou que a parceria é imprescindível para atender todo o estado. “É importantíssima, porque temos mais de 150 mil propriedades rurais no estado de Mato Grosso e uma única instituição não consegue atender toda essa extensão, sem parceiros”.

Segundo o diretor de ensino, instrução e pesquisa do CBM MT, Cel BM Flávio Gledson Vieira Bezerra, a ferramenta contribuirá para melhorar o planejamento nos tempos de estiagem. “O Comando tem buscado parcerias para fazer o enfrentamento aos incêndios florestais em nosso estado, e as aeronaves remotamente tripuladas vem colaborar para garantir maior segurança da nossa equipe e nossas ações”.

O treinamento segue até a quarta-feira (05.05) e contará com atividades teóricas e práticas. Instrutor credenciado ao Senar-MT, Marion Henry explica que o curso abordará as especificidades para a finalidade do órgão. “Para o Corpo de Bombeiros é necessária bastante técnica de pilotagem, o drone é utilizado para fim específico e precisa de técnicas mais avançadas. Escolheremos um local com passivo ambiental para fazer a prática, para que eles treinem com o que encontrarão no dia a dia”.

Cerimônia – Compuseram a mesa de autoridades, o Comandante Geral Adjunto e Chefe do Estado Maior Geral, Cel BM Ricardo Antônio Bezerra Costa; a comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, Tenente Coronel Jusciery Rodrigues Marques; o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira; o supervisor da Regional de Cuiabá do Senar-MT, Natalino Márcio Viana; o coordenador da equipe técnica do Senar-MT, Wlademiro Neto; e a gerente sindical, Sandra Santana.

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE