Search
Close this search box.

Técnicos de campo participam de treinamento sobre Planejamento Forrageiro

Compartilhe

Técnicos de campo participam de treinamento sobre Planejamento Forrageiro


Os técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial – ATeG participaram na segunda-feira, 30, do treinamento sobre Planejamento Forrageiro. Durante a capacitação, foram discutidos temas como manejo nutricional e cálculo da produção de forragem . 

O planejamento forrageiro é realizado junto ao produtor para que ele possa alimentar o rebanho com forragem de qualidade nutricional ao longo do ano, evitando a falta de alimento. Através da ATeG do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe – Senar/SE, os técnicos de campo orientam os produtores sobre como realizar este planejamento.

A capacitação foi realizada em dois turnos com aulas teóricas e práticas. No período da manhã, a supervisora Julianne Santiago Silva Goveia abordou a importância do manejo nutricional.

“Muitos produtores não se planejam e produzem silagem de forma não satisfatória e eles precisam suprir esse déficit nutricional com concentrado que está com preço elevado, aumentando o custo da produção. Se você tem uma silagem de milho e de sorgo com qualidade, não vai precisar usar tanto concentrado”, pontua.

No período da tarde, os técnicos realizaram cálculos sobre a produção da forragem. Segundo o supervisor Ismar Farias, o objetivo é que os técnicos apliquem o conhecimento adquirido quando estiverem em campo com os produtores.

“A aula prática é importante para os técnicos consigam calcular as demandas dos produtores, o quanto eles têm de forragem armazenada, calcular as áreas que serão plantadas ano que vem para dar suporte forrageiro ao rebanho dele. Como estamos no semiárido, a forragem é importante para garantir uma produção de leite estável durante todo o ano sem muita sazonalidade. Além disso, os produtores começam a entender a importância de produzir cada vez mais volumoso para passar pelo período de seca”, enfatiza Ismar.

O técnico de campo André Germano Teles de Matos destacou a importância da capacitação. ” Vamos levar o conhecimento adquirido para o produtor no próximo ano para aplicar nos plantios de milho e da palma. O planejamento forrageiro diminui os custos porque você produz mais quantidade de volumoso por menos área, fazendo uma adubagem, plantio e colheita no momento correto. Você diminui os custos produzindo mais em menos área”.

Para o técnico de campo Páblo Jonatas, a principal dificuldade do produtor é em relação ao planejamento, o cálculo e as necessidades de forragem. “Este treinamento é de fundamental importância. No próximo ano vamos colocar em prática com os nossos produtores o que estamos aprendendo hoje. O treinamento está sendo conduzido por dois especialistas na área e isso nos traz segurança para passar para os produtores”.

Fonte: CNA Brasil

Mais Notícias em Agronegócio

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE