Telemedicina: No RN, produtor recebe atendimento médico e aprova iniciativa
O projeto da Telemedicina tem como finalidade oferecer aos produtores rurais cadastrados no Projeto Agronordeste, o acesso a atendimento médico (por clínicos gerais e especialistas em medicina de família e comunidade) com qualidade e rapidez, mesmo em tempos de distanciamento social provocado pela pandemia de COVID-19. No município de Ielmo Marinho/RN, o produtor rural Fábio da Silva foi um dos beneficiados com o atendimento médico e aprovou a iniciativa da CNA/SENAR.
Fábio da Silva é atendido pela Assistência Técnica e Gerencial do SENAR/RN dentro do Projeto Agronordeste, na cadeia produtiva Fruticultura. O produtor rural teve conhecimento do serviço de telemedicina gratuito por meio da Técnica de Campo Darlene Sausen, que repassou as informações de como agendar o serviço. “Estava percebendo variação da minha pressão arterial e logo quando a técnica de campo avisou sobre a Telemedicina do SENAR, não perdi tempo e imediatamente entrei em contato pelo telefone disponibilizado, o agendamento foi eficiente e logo realizei a consulta, fiquei surpreso com a agilidade”, destacou o produtor.
A gerente da Assistência Técnica e Gerencial do SENAR/RN, Izaura Sales, ressalta a excelência do projeto da Telemedicina para os produtores rurais “Chegou para dar um suporte de saúde aos produtores rurais do Agronordeste. Hoje, é com muito orgulho que o Sistema FAERN/SENAR atende de maneira completa os produtores, através da Assistência Técnica com atuação na parte produtiva e gerencial, capacitando com cursos de formação profissional e agora cuidando diretamente da saúde do homem e da mulher do campo”, disse Izaura, que ainda destacou que o serviço vai fornecer ao produtor e sua família, acesso a um médico que irá cuidar, principalmente, de maneira preventiva.
O produtor rural ainda enfatizou que o acesso às unidades de saúde não é fácil devido a alta demanda e a distância principalmente para quem mora na zona rural. Na casa de Fábio, mais três pessoas foram cadastradas para receber atendimento médico por meio da telemedicina. “Quando meus familiares observaram como foi prático meu atendimento, logo cadastrei mais três pessoas”, enfatizou Fábio.
Os técnicos de campo do Agronordeste são fundamentais para levar as informações da Telemedicina aos produtores. A técnica de campo Darlene Sausen quando recebeu a notícia da coordenação do Agronordeste de imediato repassou para os seus produtores. “Devido a importância e a necessidade da telemedicina, informei para os meus produtores. O Fábio Silva é um produtor jovem e conectado à tecnologia, então quando soube do projeto já fez seu cadastro para utilizar o atendimento, outros produtores ainda têm dificuldade devido o acesso à telefonia, mas estamos ajudando para que eles utilizem o serviço”, disse Darlene
Para realizar a consulta com o médico é necessário entrar em contato 0800 750 5533 ou (48) 9 91154-6444 fazer o cadastro e agendar a consulta. “Não teve nenhuma burocracia para o atendimento, fiz minha consulta dia 28 de agosto e recebi o relatório médico e o encaminhamento da médica Maíra Meirelles por e-mail para realização de exames e também a guia de encaminhamento para unidade de saúde mais próxima – caso eu não queira fazer na rede privada. A médica foi muito atenciosa e repassou as orientações necessárias para o meu caso”.