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Telemedicina para produtores assistidos pelo AgroNordeste em MG já está funcionando

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Telemedicina para produtores assistidos pelo AgroNordeste em MG já está funcionando


Produtores atendidos pelo Programa Especial AgroNordeste acabam de ganhar um apoio nos cuidados com a saúde com o serviço de telemedicina, que começa a ser ofertado ainda este mês. A iniciativa é do SENAR Central e será desenvolvida em Minas Gerais pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES. Os cadastros começaram em 20 de julho e já tem produtores agendando suas primeiras consultas – e gostando da ideia.

Telemedicina para produtores assistidos pelo AgroNordeste em MG já está funcionando - SENAR MINAS
Reunião apresentou a iniciativa a gerentes e supervisores do programa

“O SENAR Central entendeu que essa é uma boa oportunidade para levar atendimento médico de qualidade para locais mais remotos, onde a pessoa tem mais dificuldade de acesso a médicos e enfermeiros. A iniciativa vai suprir uma demanda importante que pode ser coberta por essa modalidade de atendimento”, comenta o gerente de Assistência Técnica e Gerencial Bruno Rocha de Melo. O projeto conta com o apoio da Gerência de Formação Profissional e Promoção Social. Para a gerente Liziana Rodrigues, o empenho de todos será muito importante “pois é mais uma iniciativa que vem para ajudar nossos produtores rurais”.

O analista técnico Rafael Garcia, coordenador do AgroNordeste em Minas, tem expectativa do serviço ser muito utilizado. Ele explica que o serviço será prestado via atendimento por um telefone 0800, pelo aplicativo da empresa responsável ou por videochamada do WhatsApp, 24 horas por dia, sete dias por semana. “O atendimento será gratuito, para o produtor ou produtora e até mais quatro familiares que ele cadastrar. Nesse primeiro momento, estão disponíveis clínicos gerais e médicos da família”, informa. Hoje, o AgroNordeste atende 1.710 propriedades.

Telemedicina para produtores assistidos pelo AgroNordeste em MG já está funcionando - SENAR MINAS
Geraldo Malveira, pecuarista de Japonvar, foi um dos primeiros a agendar uma consulta dentro da novidade com o auxílio da técnica Maria Cecília Magalhães

Rede de apoio

Os técnicos de campo do programa serão fundamentais para levar as informações da novidade aos produtores, bem como dar apoio no cadastro do produtor e sua família e em questões técnicas. Os Sindicatos de Produtores Rurais e Secretarias de Saúde municipais também serão aliados importantes para que o produtor tenha suporte durante todos os passos do processo – desde a realização da consulta até outros atendimentos que possam ser necessários.

“Talvez essa seja uma ferramenta que nenhum produtor imaginasse estar usando, mas muitos receberam, durante a pandemia, visitas virtuais dos técnicos de campo – ou seja, essa é mais uma visita virtual, só que de um médico. A consulta será um primeiro contato que tem limitações, mas já facilita para o produtor não precisar ir para a cidade só para isso”, avalia Rafael.

O projeto está sendo oferecido de forma piloto a assistidos pelo AgroNordeste tendo em vista os desafios das regiões nas quais o programa é realizado. Havendo aderência, há a possibilidade de ele ser ampliado para mais produtores atendidos pela assistência técnica e gerencial.

Fonte: CNA Brasil

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