Sincomércio de Bauru quer comércio aberto gradualmente e apresenta plano estratégico

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Sincomércio de Bauru quer comércio aberto gradualmente e apresenta plano estratégico
Sincomércio de Bauru quer comércio aberto gradualmente e apresenta plano estratégico

Sincomércio de Bauru quer comércio aberto gradualmente e apresenta plano estratégico

 “Não defendemos a reabertura sem regras definidas de proteção ao Coronavírus (Covid-19), o que seria uma irresponsabilidade”, diz a nota.

Wallace Sampaio
O Presidente do Sincomércio Wallace Sampaio

Plano Estratégico para a retomada das atividades econômicas em Bauru

O Sincomércio apresentou nesta quinta-feira, 7, um plano estratégico com proposta de reabertura do comércio em Bauru por etapas. De acordo com a entidade, a primeira etapa seria entre os dias 11 e 17 de maio, com a abertura parcial das lojas. Na proposta, seria instalado um box com dimensão de 1,50m por 1,50m na entrada de cada estabelecimento e com acesso de apenas um cliente por vez no box.

O projeto seria válido tanto para o comércio de rua como para os shoppings. Os horários de atendimento também seriam limitados, das 10h às 16h no comércio de rua e das 14h às 20h nos shoppings.

Já a segunda etapa seria a partir de 18 de maio até o final da pandemia, sem box nas entradas das lojas, mas com cada uma limitando o número de clientes para atendimento presencial, e também o retorno da área de alimentação nos shoppings, com normas específicas. As atividades de lazer e cinema seguiriam suspensas, até segunda ordem.

O presidente do Sincomércio, Walace Sampaio, destaca que o pedido foi formalizado na tarde desta quinta-feira, 7, ao prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB) e espera uma posição o quanto antes do governo municipal. “O comércio precisa reabrir, mas seguindo todos os cuidados para evitar a proliferação da doença. Por isso elaboramos essas medidas”, lembra Sampaio.

O prefeito Gazzetta deve analisar o pedido após reunião hoje com o governador João Doria (PSDB).

Conduta

O Sincomércio elaborou também, um manual de conduta para o retorno. No comércio de rua, deve haver intercalação de vagas de estacionamento, placas indicativas sobre o limite de atendimento e controle da entrada de clientes, que devem usar máscara.

Deverá haver organização de eventuais filas, disponibilização de álcool em gel ao público; aferição de temperatura de todos os funcionários em lojas com mais de 50 trabalhadores. A utilização é obrigatória de masca pelos funcionários. Afastamento imediato em caso de algum funcionário apresentar sintomas.

As lojas deverão ainda evitar atividades promocionais que possam causar aglomeração; e alertar para a inconveniência da presença de crianças e idosos.

Bares e Restaurants

Os bares e restaurantes, de acordo com a proposta, devem seguir as mesmas normas; e ainda retirar bancos de áreas comuns.

Portanto, não deverá permitir a junção de mesas, assim como, manter um espaço de pelo menos 2,50m entre as mesas, colocar obstrução em acrílico nos caixas, manter distância entre o balcão de retirada e o cliente, higienização de mesas, cadeiras, bandejas e objetos de uso comum, e oferecer copos e talheres descartáveis.

Shoppings

Por fim, os shoppings devem seguir as mesmas regras; além de também intercalar vagas de estacionamento, controlar a entrada de pessoas no prédio, manter as portas de acesso aos banheiros abertas, retirar provisoriamente carrinhos de bebês e bebedouros automáticos, sinalizar o uso de elevadores por apenas uma família por vez, retirar todos os bancos de áreas comuns.

Cinemas

Os cinemas e áreas de recreação devem continuar fechadas.

Praça de Alimentação

A praça de alimentação deverá seguir a mesma regra dos bares e restaurantes.

Sincomércio Plano Estratégico para o Comércio de Bauru 2
Sincomércio Plano Estratégico para o Comércio de Bauru 3

Veja mais Notícias da região O Rolo Bauru

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área de comentários
Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais recentes