Search
Close this search box.

Acesso ao Morro de Rubião será proibido à noite

Compartilhe

Acesso ao Morro de Rubião será proibido à noite
Foto - Renato Fernandes

Acesso ao Morro de Rubião será proibido à noite

A Prefeitura de Botucatu anunciou medidas para garantir a preservação do Morro de Rubião Júnior e da Igreja de Santo Antônio, entre as mais severas está o fechamento do atrativo turístico à noite, após as 20 horas. Haverá exceção com relação ao horário em datas em que acontecem celebrações religiosas.

Entretanto, essa é apenas uma das soluções para evitar a degradação do morro de Rubião anunciada pela Prefeitura e que vem sendo estudada a semanas pela administração pública juntamente com o Conselho Municipal de Turismo, Forças de Segurança da Cidade e a Cúria Arquidiocesana.

Entre as novas medidas para a preservação do patrimônio turístico do Município, a Subprefeitura de Rubião Júnior instalou lixeiras no entorno do local.

Já a Secretaria de Infraestrutura realizou um trabalho de revisão de todo o sistema de iluminação pública na igreja e ainda reforçou a sinalização de acesso ao local.

A Cúria Metropolitana, através do Pároco da Igreja, Padre Alberto Fernando Campezato, garantiu que nos próximos dias, haverá reforço do sistema de monitoramento, pertencente à igreja.

Segundo ele, será implantada uma rede de internet, além disso a paróquia está buscando parceria para a segurança monitorada. “Com a atualização da aparelhagem para este serviço, será possível que as Forças de Segurança realizem um monitoramento mesmo que à distância, para coibir vandalismo e outras atividades ilícitas”, diz o pároco.

Outra atitude cuja implantação é simples e que já terá início é o reforço de rondas pelo local. Guarda Civil Municipal e Polícia Militar já começaram a executar essa novas estratégia.

“Precisamos olhar com carinho para os nossos pontos turísticos, valorizá-los e garantir que os botucatuenses e as pessoas que vêm de fora tenham a melhor experiência possível em nossa Cidade. Contamos com o apoio de cada um nesse propósito”, afirmou Roberta Sogayar, Secretária Adjunta de Turismo.

Vale lembrar que a limpeza de todo o entorno da Igreja de Santo Antônio e morro de Rubião Júnior foi feita a duas mãos, pelo projeto Cuesta Limpa, que no último fim de semana recolheu diversos tipos de materiais descartados incorretamente no Morro, como garrafas de vidro e plástico, e pela Zeladoria Municipal, que realizou capina e roçada no local.

“Essa série de estratégias visa garantir a segurança dos visitantes, evitar ações ilícitas e valorizar esse ponto turístico, que é um dos mais requeridos da Cidade. Creio que essa parceria vai nos ajudar e muito a preservar o Morro de Rubião”, finalizou o Secretário Municipal de Segurança e Direitos Humanos, Marcelo Emílio de Oliveira.

Mais Notícias de Botucatu e Região

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:

Compartilhe!

PUBLICIDADE

canal no youtube