Botucatu registra cinco casos da variante Ômicron da Covid-19
O Boletim Epidemiológico de Botucatu da última sexta-feira (31), anunciou cinco casos positivos para a variante Ômicron da Covid-19, em moradores da cidade.
O Laboratório de Biologia Molecular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), realizou o sequenciamento genético em 90 exames, identificando 11 casos positivos para a Ômicron, desses 5 foram detectados em moradores de Botucatu e outras 6 amostras em residentes de municípios da região.
Botucatu é sede de estudo clínico para avaliar a vacina AstraZeneca e a chegada da Ômicron, segundo o secretário Municipal de Saúde, André Spadaro, já era aguardada. Vale lembrar que é exatamente esse estudo que garante a estrutura necessária para o sequenciamento genético de todas as amostras positivas.
Entretanto, não existe qualquer paciente internado em hospitais da rede pública ou privada, todos os pacientes se recuperam em casa.
Atualmente a cidade lidera o ranking de vacinação do estado, com 90% dos moradores imunizados e 63% já com a dose de reforço (terceira dose).