Docente da FMB é contemplado em edital inédito da FAPESP
O pesquisador Guilherme Romualdo, professor permanente no programa de pós-graduação em Patologia da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu foi contemplado com Auxílio à Pesquisa no edital “Geração de Novos Pesquisadores”, disponibilizado pela FAPESP.
A iniciativa inédita (diferente dos auxílios regulares) se destina a apoiar projetos de pesquisa baseados em ideias audaciosas que favoreçam o desenvolvimento de uma carreira de sucesso em instituições de pesquisa do estado de São Paulo, sobretudo dos pesquisadores em início de carreira.
O projeto de pesquisa a ser desenvolvido leva o título de “Multimodel Drug Screening Platform (MDSP): Insights pré-clínicos e moleculares para o gerenciamento dos cânceres de cólon e fígado” O objetivo geral é avaliar se compostos químicos bioativos abundantemente encontrados alimentos (cafeína, ácido clorogênico, kawheol, fenetil isotiocianato e a ?-criptoxantina), isoladamente ou em combinação, promovem os efeitos antitumorais de quimioterapia/imunoterapia de primeira linha para o tratamento do carcinoma hepatocelular (CHC) e do carcinoma colorretal (CCR). Os quimioterápicos a serem utilizados são 5-fluorouracil e Bevacizumabe (CCR), além de Sorafenibe ou a combinação de Atezolizumabe e Bevacizumabe (CHC).
“O trabalho leva em consideração que ambas as neoplasias malignas apresentam grande incidência e mortalidade mundialmente, também possuindo mau prognóstico. Muitos pacientes acometidos, em geral, em estágios avançados, recorrem às terapias sistêmicas de baixa responsividade. Por outro lado, diversos estudos epidemiológicos e meta-análises destacam que o consumo regular de café ou hortaliças, alimentos ricos nos compostos bioativos citados, pode reduzir o risco de desenvolvimento dessas neoplasias malignas”, explica Romualdo.
O projeto é uma continuação e consolidação da linha de pesquisa desenvolvida durante seu mestrado e doutorado, sob orientação do Prof. Luís Fernando Barbisan (IBB UNESP). O trabalho pretende fornecer insights pré-clínicos translacionais para o gerenciamento do câncer de fígado e de cólon. Antes voltados para a quimioprevenção desses cânceres, o estudo agora visa avaliar os efeitos antitumorais de tais compostos em associação com terapias de primeira linha.
A proposta receberá aporte de recursos de R$ 1,5 milhão, incluindo gastos com material permanente, de consumo, além de bolsas de mestrado, doutorado e iniciação científica. O auxílio tem tempo de duração de cinco anos com possibilidade de extensão para mais um.
“É um estudo que se baseia no uso de diversos modelos experimentais (in vitro, ex vivo, e in vivo), por isso a alcunha de “Multimodel Drug Screening Platform” (MSDP). Inicialmente, avaliaremos quais compostos promoverão a resposta antitumoral da quimioterapia/imunoterapia utilizando cultivo celular tridimensional (in vitro), utilizando não só células humanas tumorais de cólon (HCT-116) e fígado (HepG2), mas linhagens de células mesenquimais (estreladas, LX2, e fibroblastos CCD-18Co), mimetizando o microambiente tumoral humano. A partir desses resultados, validaremos os efeitos dos compostos em modelo xenográfico, utilizando-se de camundongos BALB/C nude (in vivo) e em precision cut slices de tumores humanos (ex vivo) obtidos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) ou no Hospital de Amor (Barretos)”, detalha o pesquisador.
O estudo também contará com uma etapa que será realizada em colaboração internacional com a Universidade de Granada (Espanha), com colaboração da Profª Maria Angel Garcia Chaves, na qual serão avaliados os efeitos dos compostos e terapias sobre o modelo de patient-derived xenografts, que também utiliza amostras humanas tumorais.
Seleção rigorosa
O edital do Projeto Geração lançado pela FAPESP selecionou apenas 20 propostas em todo o Estado de São Paulo. Segundo Romualdo, o fato determinante para que seu projeto fosse contemplado é o ineditismo do estudo e seu apelo translacional, com a possibilidade de fornecer insights clínicos para o gerenciamento do câncer de fígado e de cólon. A proposta também prevê a criação de uma empresa para venda, assessoria e execução de testes farmacológicos nos sistemas in vivo, in vitro e ex vivo estabelecidos, além de um projeto de extensão universitária voltado à estimativa do consumo das substâncias bioativas (cafeína, ácido clorogênico, kawheol, fenetil isotiocianato e a ?-criptoxantina) pela população local do município de Botucatu.
O desempenho acadêmico e científico de Romualdo e dos pesquisadores associados ao projeto também é apontado como diferencial importante para que a proposta viesse a receber o auxílio da FAPESP. “Minha produção científica tem menos de dez anos. Desde de 2015 (primeira publicação) publiquei 32 artigos em periódicos internacionais, possuo índice H 12 (~500 citações). Sou vinculado ao PPG de Patologia da Faculdade de Medicina desde 2021, e responsável por duas disciplinas no mesmo programa. Realizei doutorado sanduíche no exterior na Università Degli Studi di Cagliari (2018-2019, Itália). Sou guest editor de 2 revistas (Nutrition e Antioxidants) e revisor de 26 periódicos nacionais e internacionais”, completa.
A equipe de pesquisadores associados ao projeto é multidisciplinar e altamente qualificada, envolvendo instituições nacionais e internacionais. Nacionais e é integrada pelo Prof. Luís Barbisan (IBB-UNESP, Botucatu), Prof. Fernando Moreno (FCF, USP, São Paulo), Prof. Bruno Cogliati (FMVZ, USP, São Paulo), Prof. Rui Reis (Hospital de Amor, Barretos), Profª Maria Angel Garcia Chaves (Universidade de Granada, Espanha), além de duas doutorandas, Isadora Penedo de Souza e Letícia Cardoso Valente. O trabalho é apoiado pela coordenadora do PPG em Patologia da FMB, Profª Marcia Guimarães.
Dentre as novidades do estudo, a integração de achados provenientes de diferentes modelos (in vivo, in vitro, ex vivo) é estimulada na literatura devido sua prática recente. E, nesse caso específico, podem inspirar testes clínicos futuros, numa colaboração entre a Faculdade de Medicina de Botucatu e o Hospital do Amor, de Barretos.