Funcionários do comércio terão reajuste de 10,42% na região de Botucatu
Os funcionários do comércio de Botucatu e região terão um reajuste salarial na ordem de 10,42%, tomando como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgado em 8 de setembro.
O dissídio foi assinado entre o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sincomerciários) e Sindicato do Comércio Varejista de Botucatu, no dia 19 de outubro, durante uma reunião entre as lideranças sindicais que iniciou às 10 horas vindo a terminar por volta das 17h30.
A aprovação do reajuste foi definida com atraso, pois a data base da categoria ocorre no dia 1º de setembro, entretanto como os valores do dissídio acompanham o INPC, já há três anos foi necessário adiar a reunião. Entretanto, quem sai no lucro com a decisão são os comerciários, que terão esse repasse na folha de pagamento de forma retroativa.
Com a alteração o piso dos comerciários na área de abrangência do sindicato que representa os comerciários ficará entre R$ 1.600,00 a 1.700,00 com pagamento retroativo a setembro, entretanto em alguns casos, como as micro e pequenas empresas, existe a possibilidade de aplica o valor até 31 de dezembro, porém para ter direito a esse parcelamento é necessário aderir ao Repis.
Com esse parcelamento as empresas de menor porte terão a opção de dividir o reajuste como piso especial sendo necessário o pagamento de até 6% até dezembro e 4% a no início do próximo ano.
Vale lembrar que os valores do reajuste é o maior dos últimos três anos, ressaltando que os valores do reajuste superam a soma dos dois últimos, lembrando que em 2019 o reajuste foi e 4,5% e em 2020, apenas 2,94%, ou seja, a soma de ambos totaliza 7,44%.
Atualmente o Sincomerciários atende mais de 10.000 trabalhadores tendo sua base territorial as cidade de Pereiras, Pratânia, Lençóis Paulista, São Manuel, Borebi, Bofete, Anhembi, Areiópolis, Conchas, Itatinga, Laranjal Paulista e Pardinho, ou seja, esse reajuste vale para todos esses municípios.
Por Renato Fernandes