20 servidores da Zeladoria doam sangue para ajudar companheiro acidentado
20 servidores da Zeladoria Municipal doaram sangue ao Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, em prol do funcionário do setor, Ivan Cristiano de Oliveira, na quinta-feira, 10, demonstrando um gesto de solidariedade e amor.
Oliveira sofreu um acidente automobilístico nesta semana, e está precisando de doadores de sangue para o tratamento.
“Esse é um gesto de amizade e solidariedade, e reflete o que é a população de Botucatu, um povo amoroso e que se preocupa com quem mais precisa. Contribuímos como pudemos, e agora nossa torcida é para que o Ivan se recupere o quanto antes”, afirmou Márcio Santos, responsável pela Zeladoria Municipal.
O Hemocentro do HC precisa de todos os tipos sanguíneos. A pandemia do COVID-19 e a desinformação têm alarmado muitos doadores de sangue.
Para aumentar a segurança do doador e evitar aglomerações, o Hemocentro recebe doadores de sangue com agendamento prévio em seu horário normal de funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 7 às 12 horas.
Os requisitos para ser doador de sangue são: apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH; ter boa saúde; pesar mais que 50kg; não estar em jejum; dormir ao menos 6 horas antes da doação; não estar com doenças infecciosas; não ter vida sexual promíscua; não ser usuário de drogas; não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação e ter entre 18 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias, desde que a primeira doação tenha ocorrido até os 60 anos. A doação de candidatos com idade entre 16 e 17 anos será autorizada somente com a presença do responsável legal e ambos portando documento original com foto.
Para o agendamento, o Hemocentro disponibiliza aos doadores o telefone (14) 3811-6041 (ramal 240) e o WhatsApp (14) 99667-4356.