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Mapeamento na Cuesta Paulista mostra necessidade de fortalecer cadeia da Economia Criativa

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Mapeamento na Cuesta Paulista mostra necessidade de fortalecer cadeia da Economia Criativa

Foi apresentado no último dia 13 de agosto, em um evento online, os resultados do 1º Mapeamento da Economia Criativa na Cuesta Paulista. A pesquisa, realizada pelo Instituto Jatobás em parceria com a Giallo Marketing e Instituto Locomotiva, Garimpo de Soluções e com apoio do Polo Cuesta e Sebrae SP, coletou respostas de 232 profissionais e empreendedores criativos e culturais de Botucatu, Pardinho, Avaré, entre outros municípios da região.

O estudo teve como objetivo principal compreender as potencialidades, identificar oportunidades e fomento do trabalho de artistas, produtores e empreendedores da Cuesta Paulista, em toda a cadeia da Economia Criativa. Com os dados, será possível construir um plano estratégico regional visando a valorização de talentos locais, a geração de trabalho e renda e a promoção do desenvolvimento e fortalecimento econômico regional.

A pesquisa mostra que 82% consideram a atividade artística / cultural uma profissão e 94% se consideram um empreendedor (a) criativo ou cultural. Porém, para 47% a maior parte da sua renda não vem da atividade artística ou cultural. Nesse cenário, boa parte deste público se sente pouco valorizada, tanto profissionalmente quanto economicamente.

O levantamento também indica que estes mesmos agentes enfrentam importantes barreiras como não possuir um CNPJ, conhecer editais de fomento disponíveis, questões associadas ao marketing e até mesmo a burocracia com impostos e emissões de notas. Com a pandemia, as atividades online se mostraram ainda mais necessárias, no entanto, 89% dos entrevistados demonstraram dificuldades em monetizar esse tipo produção.

Assim, o mapeamento constata que o fortalecimento da economia criativa da região passa pelo estímulo e formação desses artistas em empreendedorismo. Saber construir um bom projeto para participação de editais, formalizar a atividade e gerenciar a carreira também estão entre as principais necessidades desse público.

“O estudo servirá de base para todos nós, trazendo informações importantes sobre a cadeia produtiva – artística, cultural e criativa – visando o fomento da cadeia, a promoção da organização em rede para gerar conexões e oportunidades e visibilidade dos agentes que, consequentemente, potencializam a identidade cultural, o reconhecimento local e o Turismo da Cuesta Paulista”, afirma Madalena Carneiro, gestora de projetos do Instituto Jatobás.

O conteúdo completo da pesquisa pode ser acessado em: https://institutojatobas.org.br/mapeamentocuesta/

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