Denúncia evita caça de animais silvestres e acaba em multa de R$ 3 mil
Uma denúncia anônima levou a Polícia Ambiental de Botucatu a impedir a caça de animais silvestres e a apreensão de diversas armas brancas.
A ocorrência foi registrada na noite de sábado (22), quando a equipe militar abordou uma Kombi, na Rodovia Castelinho, região do bairro Pinheirinho. O veículo estava ocupado por três pessoas, e na revista pessoal de rotina os policiais encontraram com o trio, seis facas e cinco lanternas.
Ter encontrado as armas fez com que os policiais acabaram vistoriando a Kombi, onde acabaram localizando sacos resistentes, que provavelmente seriam usados para guardar carne de caça; seis cães sem raça definida, amarrados no interior do veículo.
A situação levou os agentes a questionarem o que o trio estaria fazendo naquelas condições específicas e eles acabaram confessando que praticam a caça de porcos do mato e que os cães eram fundamentais para o cerco dos animais silvestres.
Diante da confissão a Polícia Ambiental constatou a prática de crimes penal e ambiental e encaminhou o caso até a Delegacia de Polícia Judiciária, onde foi elaborado um Boletim de Ocorrência, bem como um termo de exibição e apreensão das lanternas e facas.
As infrações resultaram em uma multa de R$ 3 mil, já que os ocupantes da kombi infringiram o Artigo 25 da Resolução SIMA 05/2021 por estarem na prática de caça, portando instrumentos, cães e objetos para esse fim.
Além disso, a situação piorou, pois a autuação foi agravada, já que foi flagrada no no período noturno. O trio poderá responder por maus-tratos a animais.