GCM abre sindicância para apurar abordagem truculenta da Guarda Municipal em Botucatu
Uma sindicância para investigar a conduta de agentes da Guarda Civil Municipal de Botucatu, durante uma abordagem a dois cidadãos, durante a Festa de Santa’Anna, foi aberta no início desta semana.
A abordagem aconteceu no sábado, dia 23, e foi registrada em vídeo e teve uma representação protocolada na corregedoria da GCM. Nas imagens, é possível ver a dupla imobilizada, na praça Rubião Júnior ao lado da Prefeitura de Botucatu.
Os dois cidadãos alegam que não estavam em atitude suspeita, não promovem nenhum tipo de bagunça, e mesmo assim dizem que foram empurrados e imobilizados com truculência. Um deles afirma que levou socos na cabeça. Por conta das supostas agressões, um dos jovens precisou passar por atendimento no Pronto-Socorro Municipal.
No vídeo verificamos a abordagem, a dupla rendida e um dos agentes recolhendo, o que seria, aparelhos celulares e outros objetos da dupla.
Os rapazes alegam que foram abordados sem estar causando baderna no local e, mesmo assim, foram empurrados e imobilizados de forma truculenta.
Por conta dessa situação, além de protocolar a representação pública, a dupla também registrou um boletim de ocorrência relatando abuso por parte da Guarda Municipal.