GCM de São Manuel adere aplicativo de proteção da Lei Maria da Penha

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
GCM de São Manuel adere aplicativo de proteção da Lei Maria da Penha

GCM de São Manuel adere aplicativo de proteção da Lei Maria da Penha

A Guarda Civil Municipal de São Manuel (GCM), através da Patrulha Maria da Penha, aderiu a um aplicativo que auxilia mulheres vítimas de violência a realizarem denúncias de forma prática e dinâmica.

O aplicativo, que recebeu o nome de “Está Acontecendo”, é gratuito e pode ser instalado através da loja oficial de aplicativos para celulares e tablets (Play Store). O seu funcionamento consiste, basicamente, em quatro botões que podem ser acionados a qualquer momento e em qualquer lugar pela mulher que está sendo vítima de violência de acordo com o tipo de situação que estiver ocorrendo (Ajuda, Ameaça, Assédio e Viatura Patrulha Maria da Penha). Pelo aplicativo, inclusive, é possível a vítima enviar sua localização para que a Patrulha Maria da Penha vá até o local para atender a ocorrência.

Vale ressaltar que o aplicativo é apenas mais um canal de atendimento oferecido à população e que o telefone de emergência 199 continua funcionando. A novidade pode ser utilizada também por mulheres que já denunciaram seus agressores e possuem medida protetiva.

Criadores

O aplicativo foi desenvolvido por um grupo de quatro amigos: Fernando Moura, Paulo Winckler, Adriano Rocha e Bruno Sonoda, após a ocorrência de um feminicídio na cidade de Bariri quando uma jovem foi assassinada e a última medida que ela conseguiu tomar foi enviar uma foto para o namorado. Depois, casos semelhantes como esse ocorreram em Botucatu e São Manuel. A ideia, no entanto, veio de um locutor que sugeriu em seu programa a criação de um sistema semelhante no momento que os amigos ouviam o rádio. Com isso, criaram o aplicativo e disponibilizaram de forma gratuita para utilização das mulheres e das forças de segurança dos municípios.

Implantação em São Manuel

Os guardas civis municipais que integram a Patrulha Maria da Penha de São Manuel, GCM Simone e GCM Luciano, tiveram a oportunidade de conhecer Fernando, um dos desenvolvedores do aplicativo, que se disponibilizou a implantá-lo no município. Após esse encontro, foi realizada uma reunião que contou com a presença do prefeito Ricardo Salaro, do diretor de Segurança Pública e Trânsito, dr. Adjair de Campos e do comandante da GCM local, Wagner Camargo, que abraçaram a ideia de trazerem este serviço de forma pioneira para a GCM de São Manuel.

#GCM #Lei Maria da Penha #aplicativo #Está Acontecendo

Mais Notícias de Botucatu e Região

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área de comentários
Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais recentes