Três infectados por Covid-19 são flagrados descumprindo a quarentena obrigatória
Três botucatuenses infectados com o Covid-19, foram flagrados descumprindo a quarentena domiciliar obrigatória pelos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), no último final de semana.
Ao descumprir a quarentena e ir para as ruas, esses cidadãos colocam em risco de contaminação outras pessoas e por esse motivo poderão ser processadas por crime contra a saúde pública.
Esse não é o primeiro caso, na verdade esse tipo de crime tem sido registrado com frequência. Para se ter ideia, até procurados pela justiça, já foram encontrados transitando pelas ruas contaminados com o vírus.
Atualmente 407 moradores da cidade estão em quarentena e para evitar que essas pessoas saiam Às ruas de forma inconsequente a GCM, mantém um rigoroso monitoramento dos casos confirmados, desde julho de 2020.
Uma das formas de coibir essa prática, que além de criminosa representa sinal claro de desrespeito com o próximo, agentes da GCM realizam visitas frequentes às residências dos infectados.
E caso a pessoa com diagnóstico positivo não for encontrada em sua residência, um boletim de ocorrência, por crime contra a saúde pública, é elaborado e o caso é encaminhado imediatamente à Polícia Civil.
Apenas em 2020, foram notificadas aproximadamente 40 pessoas entre julho e novembro, apenas em dezembro cerca de 60 cidadãos saíram de suas casas mesmo tendo a doença.