Casa de Repouso que maltratava idosos é fechada em São Manuel

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Casa de repouso Clandestina em São Manuel maltratava idosos
Um dos idosos agradeceu a ação: "Graças a Deus vocês vieram. Eu rezei por esse dia”, disse

Casa de Repouso que maltratava idosos é fechada em São Manuel

Em operação desencadeada em chácara do loteamento Catâneo Ângelo, de São Manuel, uma Casa de repouso, que atendia idosos, foi fechada pela Vigilância Sanitária. Após vistoria acompanhada pela Polícia Civil, foi constatado que idosos não recebiam os cuidados adequados estabelecidos por lei.

A chácara era alugada e tinha construções adaptadas de forma irregular, com cômodos transformados em quartos minúsculos, grades nas portas e janelas; colchões finos fora do padrão exigido para idosos e além disso tudo havia apenas um banheiro.

[the_ad id="65621"]

Os agentes garantem que a alimentação para os internos não era adequada, havendo inclusive falta de acompanhamento com medicamentos. A situação era extrema, já que os idosos, na maior parte do tempo, não tinham nenhum tipo de contato externo, sem a possibilidade nem mesmo de conversarem.

A ação foi promovida durante a manhã, por equipes da Guarda Civil Municipal, Diretoria da Promoção Social de São Manuel, Vigilância Sanitária, CREAS e Polícia Civil, onde um homem e uma mulher acabaram presos

A mobilização aconteceu após denúncias anônimas recebidas pela diretora de Promoção Social do Município, Lilian Tedesco Fusco, que acionou as autoridades competentes para a empreitada. Ao chegar no local indicado o grupo se deparou com o portão fechado.

Apesar disso um idoso veio até as equipes e com lágrimas nos olhos agradeceu a ação. “Graças a Deus vocês vieram. Eu rezei por esse dia”, disse às autoridades.

Durante a vistoria foi acionada a perícia técnica que fez o trabalho de levantamento fotográfico das condições da clínica irregular.

Uma das pessoas presa é de São Manuel e a outra de Pardinho, ambas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia onde a delegada Michela Ragazzi ratificou a prisão em flagrante e encaminhou os indicados cadeias públicas de Itatinga e Cesário Lange.

Os idosos foram acolhidos pela Pousada da Colina, onde encontraram as condições adequadas de atendimento, antes porém passaram pelo hospital para atendimento médico.

A operação teve a participação da Polícia Civil de São Manuel, através dos policiais Renata, André e Guiari; equipes da GCM de São Manuel, através dos Gcms Simone e Luciano (Patrulha Maria da Penha) e Gcms Aline e Souza; do CREAS, a assistente social Maira e Renato Bragiato, da Diretoria de Saúde, a assistente social Núbia de Souza, e da Vigilância Sanitária: Ediuilson Ferreira e Luís Renato de Barros da Silva.

Mais Notícias de Botucatu e Região

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:

Área de comentários
Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

canal no youtube

Mais recentes