Temporal surpreende Botucatu, arrasta carros, inunda mercadão e deixa desalojados

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Temporal surpreende Botucatu, arrasta carros, inunda mercadão e deixa desalojados

Temporal surpreende Botucatu, arrasta carros, inunda mercadão e deixa desalojados

Um forte temporal de aproximadamente uma hora, com ventos e granizo precipitou sobre a cidade de Botucatu na tarde de 27 de outubro, deixando pessoas desabrigadas, arrastando carros, alagando espaços públicos, deixando bairros inteiros sem energia elétrica e trazendo área de inundações em vários pontos do município.

A Defesa civil teve bastante trabalho para contornar a situação, pois em apenas um dia, entre as 15h30 e 17h30, segundo o Centro Integrado de Informações Agrometeorologicas, choveu mais de 40 milímetros por metro quadrado, número que impressiona se considerarmos que em 2019 foram 75 milímetros e em 2020 80 milímetros, em ambos os casos os dados dizem respeito a todo o mês de outubro.

Na região conhecida como baixada de Botucatu, na Vila Aparecida, pelo menos três carros foram arrastados pela forte enxurrada entre o terminal rodoviário e a Associação Atlética Ferroviária. Nessa região a cidade funciona uma creche e municipal que ficou alagada, colocando em risco mais de 74 crianças, que foram retiradas do local. Toda a região teve o trânsito interditado, por cones e fitas de sinalização.

Video de quase 8 minutos mostra todo o estrago que temporal causou em Botucatu

Ao todo foram contabilizadas mais de 55 ocorrências pela Defesa Civil, os agentes se depararam com as mais diversas situações, que iam desde quedas de árvores, muros despencados, alagamentos, destelhamentos residenciais, resgates e outros danos.

Segundo a Secretaria de Assistência Social da cidade, o temporal trouxe drama a pelo menos 10 famílias que ficaram desalojadas, entre essas pessoas uma família de 5 pessoas foi recebida no Espaço Acolhedor.

Os expositores do Mercadão Municipal também passaram por complicações. O mercado fica ao lado do Ribeirão Lavapés que tem naquela área o leito estreitado devido à expansão urbana, além disso o estabelecimento fica em uma área rebaixada, entre duas descidas, com isso, o piso inferior acabou alagando. O estacionamento teve alagamento e carros foram afetados pelas águas das chuvas e do próprio ribeirão

Captura de tela 2021 10 28 095711

Porém não foi apenas o Mercadão que foi afetado pelo temporal, estabelecimentos dos principais corredores comerciais da cidade, registraram através de postagens nas redes sociais, alagamentos, goteiras e água escorrendo pelas paredes, trazendo transtorno. Várias lojas baixaram as portas para conter internamente os danos.

O centro de inclusão da Apape também teve problemas no forro, anfiteatro e fachada, sendo necessário cancelar o atendimento.

Captura de tela 2021 10 28 095807

De acordo com o prefeito, Pardini, outros órgãos públicos foram prejudicados, entre eles a Pinacoteca de Botucatu, que acabou de inaugurar uma exposição de pássaros ontem e a própria sede do poder público, na praça Rubião Júnior. em ambas as situações os problemas foram provocados por problemas da calha, que não suportaram a quantidade de água.

Na Garagem Secretaria Municipal de Educação de Botucatu, parte do muro de aproximadamente 30 metros de extensão, que cerca o local há décadas, despencou. Apesar da situação nenhuma van ou ônibus do Transporte Escolar, foi atingido.

Vários bairros ficaram sem energia elétrica durante horas, na região da Vila Lizette a queda de energia durou cerca de cinco horas. Parte desse problema com energia elétrica se deve à queda de árvores ou curtos circuitos provocados por galhos que entraram em contato com os fios devido aos fortes ventos, que foram de aproximadamente 60 quilômetros por hora.

Captura de tela 2021 10 28 095642
Captura de tela 2021 10 28 095547
Captura de tela 2021 10 28 095605
Captura de tela 2021 10 28 095835

Mais Notícias de Botucatu e Região

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:

Área de comentários
Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

canal no youtube

Mais recentes