Aeroporto estratégico para a Matopiba terá investimento de R$ 17,2 milhões para reformas
O Aeroporto de Bom Jesus do Gurguéia, no Piauí, passará por reformas, ganhará nova sinalização e uma pista de pouso e decolagens com capacidade ampliada, podendo receber voos com até 45 lugares. Os serviços foram autorizados nessa quinta-feira (29/7) pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (SAC/MInfra).
Com a permissão, a Secretaria de Transportes do Piauí poderá emitir a ordem de serviço para o início das obras, que incluem ainda a instalação de auxílios visuais à navegação noturna. Essa fase dos trabalhos tem investimento previsto de mais de R$ 17 milhões, verba do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).
MATOPIBA
Trata-se de investimento estratégico do ponto de vista econômico, dado seu potencial de impulsionar o desenvolvimento da Matopiba, região majoritariamente de cerrado composta pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, na qual ocorre grande expansão agrícola.
O município de Bom Jesus, a 635 quilômetros da capital Teresina, destaca-se no estado pelo cultivo de soja desde a década de 1990, quando passou a abrigar produtores de grãos oriundos do Sul do Brasil, do Uruguai e Paraguai. As universidades Federal e Estadual do Piauí também têm campus em Bom Jesus.
As melhorias no terminal aeroportuário do município integram o Termo de Compromisso nº14/2017, firmado entre a União e o governo do estado.
Com informações do Ministério da Infraestrutura