Apagão elétrico em 15 cidades do Amapá mobiliza senadores
Um incêndio em uma estação de energia deixou Macapá e outros 14 municípios do Amapá sem energia elétrica. O apagão mobilizou a bancada de senadores do Estado frente ao governo federal para buscar soluções e uma ação foi protocolada junto ao Ministério Público para apurar o episódio.
O incêndio ocorreu às 20h47 da última terça-feira (3) na subestação de Macapá – houve uma interrupção de cerca de 250 MV de carga elétrica, afetando severamente o suprimento de energia. Com isso, houve um desligamento das linhas de transmissão e de duas hidrelétricas que abastecem a região (Coaracy Nunes e Ferreira Gomes).
Leia mais: Reservatórios das hidrelétricas do Sul e Sudeste estão com os níveis mais baixos da história
“Uma fatalidade, uma tragédia que ocorreu no nosso estado”, disse o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Randolfe Rodrigues (Rede-AP), por sua vez, pediu a instauração de inquéritos no Ministério Público do Amapá e apresentou denúncia à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para que se apurem as responsabilidades da CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá).
“Estamos acompanhando a situação e exigindo prestação de informações ao povo e a resolução o quanto antes da situação. Por outro lado, é necessário apurar de quem são as responsabilidades pelos graves transtornos a comerciantes, trabalhadores, enfim, a todos os amapaenses”, disse.
Veja também: Amapá proíbe campanhas políticas que causem aglomerações
Um gabinete de crise foi instalado para agilizar a solução e, na quarta-feira (4), o ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) viajou para o Estado. O titular garantiu que o governo está trabalhando com todos os órgãos ligados ao sistema para restabelecer a energia. Segundo o ministério, o restabelecimento foi iniciado às 6h09 de ontem.
*Com informações da Agência Senado